CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Casas de antigos mineiros da Urgeiriça vão ser reabilitadas

6 de maio de 2017

As casas dos antigos trabalhadores das minas da Urgeiriça vão ser reabilitadas com acompanhamento da Universidade de Coimbra, suportando a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) todos os custos.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Nelas, esta garantia foi conseguida na sequência de contactos e negociações com a EDM - responsável pela recuperação do passivo ambiental das minas da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) - que envolveram também a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.

No âmbito destas negociações, foi obtido "o compromisso de rápida intervenção nas moradias dos antigos trabalhadores da ENU", situadas na Urgeiriça, refere.

Ficou também assumido o compromisso de "acompanhamento antes e depois da intervenção da Universidade de Coimbra e a isenção dos moradores das habitações e seus proprietários do pagamento de qualquer custo, seja de projecto, seja de obra, seja de certificado e acompanhamento".

Numa carta enviada ao executivo camarário, a administração da EDM refere que "irá tratar directamente com cada proprietário o processo de recuperação das casas. Tal processo terá por base medições feitas pelo laboratório de radioactividade natural da Universidade de Coimbra, a partir do que serão elaborados os projectos técnicos, orçamentos e cadernos de encargos das obras a realizar em cada casa", explica.

No final das obras, a Universidade de Coimbra fará a aferição da qualidade das intervenções efectuadas.

A EDM esclarece ainda que "as obras incidirão, exclusivamente, na vertente da reabilitação ambiental", e que "o modelo definido deverá assegurar um rigoroso controlo dos custos". Nesse âmbito, conta que "decidiu propor ao Governo a assunção total dos custos das mesmas, dispensando os proprietários de qualquer comparticipação".

"A EDM irá contactar todos os proprietários e procurará operacionalizar o processo das obras com a maior brevidade possível", garante.

A Associação dos Ex-trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) tem tido várias reuniões com a EDM e com o secretário de Estado da Energia para tentar resolver questões pendentes, sendo a descontaminação das casas da Urgeiriça o tema mais discutido.

Com o objetivo de informar os moradores sobre o resultado dessas reuniões, a ATMU marcou uma reunião para segunda-feira à noite.

A direcção da associação apela à participação de todos os moradores, "face à importância deste problema e em virtude de a EDM demonstrar alguma intransigência no respeitante ao pagamento dos 95% dos custos das obras, bem como ao protelamento das obras".

Lusa/DI