CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Câmara de Famalicão restaura Casa de Camilo Castelo Branco

19 de janeiro de 2021

A obra de remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo, em Seide, Vila Nova de Famalicão, arrancou na segunda-feira, sendo o prazo de execução de um ano, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município de Famalicão, no distrito de Braga, refere que se trata de um investimento de 320 mil euros, ao abrigo da candidatura “Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa”, recentemente aprovada no âmbito do programa operacional Norte 2020.

A obra é cofinanciada através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O presidente da Câmara, Paulo Cunha (PSD/CDS-PP), refere que se trata de “uma obra de arquitectura que vai valorizar ainda mais aquele lugar da vida e da ficção camilianas”, respeitando a traça original do edifício.

 

O escritor ali viveu 26 anos e ali se suicidou...

“O restauro da casa dos caseiros e a renovação da quinta permitirá não só oferecer aos visitantes um cenário tão semelhante quanto o que Camilo experienciou, mas permitir que com essas novas infraestruturas possamos diversificar ainda mais a oferta pedagógica, cultural e científica da instituição para o melhor conhecimento da vida e da produção literária do escritor, além do período histórico em que viveu”, sublinhou.

Camilo Castelo Branco residiu cerca de 26 anos na casa de Seide, onde “chegou por amor, escreveu, viveu com a família e pôs termo à vida”.

“Considerada a mais emblemática memória viva do maior escritor do romantismo português, a Casa de São Miguel de Seide ganhou um significado histórico de fundamental importância para o conhecimento profundo de todas as temáticas camilianas”, lê-se no comunicado.

Para além deste projecto, a candidatura, apresentada em conjunto com a Venerável Irmandade da Lapa, no Porto, prevê ainda a qualificação do Cemitério da Lapa, um monumento de interesse público, onde se encontra o jazigo que guarda os restos mortais de Camilo Castelo Branco.

A Câmara de Famalicão viu ainda aprovada a candidatura "Rota Camilo: Qualificação e Divulgação Territorial".

No conjunto, a autarquia famalicense irá beneficiar de um investimento de mais de 700 mil euros, contando com uma comparticipação FEDER de cerca de 500 mil euros.

Os projectos envolvem, para além do município, um conjunto de instituições parceiras com ligações à memória camiliana.

Lusa/DI