CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Arranca a V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

9 de abril de 2018

Começa hoje a V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, com uma programação em torno do impacto da reabilitação urbana na economia, turismo, habitação, sociedade, cultura e património, com um especial olhar sobre a realidade da capital. O Pátio da Galé, no histórico e movimentado Terreiro do Paço, vai estar de portas abertas para este evento até ao próximo domingo, 15 de Abril. A organização é da responsabilidade da Vida Imobiliária e da Promevi, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da ATL-Turismo de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Às 15h00 tem lugar a sessão de abertura da Semana, com as intervenções de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente; Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Reis Campos, Presidente da CPCI; e de António Gil Machado, director da Vida Imobiliária. Segue-se a conferência “O Financiamento à Reabilitação Urbana – Os Novos Programas”, às 16h30, que inaugura o ciclo central de conferências e que integra, entre outros, Abel Mascarenhas (Presidente do IFRRU 2020); Pedro Couto (Coordenador Nacional da Iniciativa JESSICA, BEI); Manuel Salgado (Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa); Carlos Mineiro Aires (Bastonário da Ordem dos Engenheiros); e José Manuel Pedreirinho (Presidente da Ordem dos Arquitectos).

 

Mais de duas dezenas de conferências…

A programação da 5ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa aposta numa agenda ampla, com mais eventos e um leque de temas mais abrangente e inclusivo. Ao todo são mais de duas dezenas de conferências, seminários, workshops, exposições e oficinas infantis, que envolvem a participação de perto de 130 intervenientes e mobilizam 85 empresas, associações e ordens profissionais, faculdades, entidades públicas e organismos estatais, governo central e autárquico. Além dos claustros do Pátio da Galé, palco principal do evento, as iniciativas previstas decorrem ainda na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, nos Paços do Concelho; na sede do LNEC, na zona de Alvalade; bem como na Escola Básica Maria Barroso, ao Chiado.

Os eventos da Semana da Reabilitação Urbana são de acesso livre e, além das iniciativas integradas na programação central e paralela, os visitantes do Pátio da Galé podem também conhecer um conjunto de empresas que marcam presença no local de forma permanente com as suas soluções para a reabilitação urbana.

Veja aqui a programa do grande evento da em Portugal:

 

PROGRAMAÇÃO DA V SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DE LISBOA

Pátio da Galé – Claustros (Terreiro do Paço)

•       Ciclo Central de conferências: Decorre de 9 a 13 de Abril, num total de 8 sessões - uma visão completa sobre a reabilitação urbana e e sobre temas como o financiamento, energia, arrendamento urbano, questões estruturais de segurança, o impacto nas cidades e no envelhecimento activo, a legislação do RERU ou o turismo, em especial na zona Ribeirinha. Uma das grandes novidades nesta programação central é a “Conferência Internacional da Promoção Imobiliária – Os Fazedores de Cidade”, organizada pela APPII (Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários). Trata-se de uma estreia absoluta no país, à qual está reservado um dia completo de trabalhos (12 de Abril) e que promete reunir alguns dos maiores e mais importantes promotores e investidores imobiliários da Península Ibérica. Todas as outras sessões desta programação central têm a duração de meio dia (manhãs ou tardes).

 

•       Workshops Técnicos: Conjunto de três workshops técnicos sobre soluções de materiais para a reabilitação urbana organizados pela Barbot (10 abril, 17h45), Secil (11 abril, 18h00) e Weber (12 abril, 18h30).

 

•       Exposições e outros: Estará patente a exposição permanente dos projectos que concorrem ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018, que este ano, pela primeira vez, ruma a Braga para a cerimónia de entrega, no dia 9 de Maio. Cerca de 30 empresas que se associam à Semana da Reabilitação Urbana estarão também presentes com espaços próprios onde divulgam os seus produtos e serviços.

 

Paços do Concelho – Sala do Arquivo (Praça do Município)

•       Seminários Paralelos - São uma das novidades desta edição, realizando-se nos dias 10 e 13 de abril. O programa de rendas acessíveis da autarquia, com a intervenção de Ricardo Veludo, que coordena a iniciativa, é a primeira sessão (10 abril, 10h30) desta programação paralela, com a agenda a incluir ainda uma sessão de esclarecimento sobre o financiamento ao abrigo do IFRRU (10 abril, 15h30), e debates focados nas oportunidades de reabilitação no mercado de escritórios (13 abril, 10h30) e no impacto da revolução digital no imobiliário (13 abril, 15h30).

 

Sede do LNEC (Avenida do Brasil)

•       Workshops Técnicos: A agenda paralela contempla ainda um ciclo de cinco workshops técnicos organizados pelo LNEC na sua sede, dedicados a aspectos estruturais e mais práticos para quem está na reabilitação urbana. Realizam-se nos dias 10, 12 e 13 (manhã e tarde) e são sujeitos a pagamento.

 

Escola Básica Maria Barroso (Largo da Boa Hora – Chiado)

•       Oficina Lúdica para Crianças: A programação da V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa termina com uma actividade lúdica para crianças, que é outra das novidades da nova edição. A decorrer no dia 14 de Abril (à tarde), na Escola Básica Maria Barroso (local do antigo Tribunal da Boa Hora), ao Chiado, o atelier “A minha rua na cidade” convida crianças dos 5 aos 10 anos a construir, em conjunto, uma maquete conjunta com edifícios e ruas, promovendo a reflexão sobre a sua cidade e as diferenças que nela existem. Esta actividade é dinamizada pelo gabinete FaJunior, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.