CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Arganil recupera edifícios municipais destruídos pelos incêndios

13 de agosto de 2019

A Câmara de Arganil, no distrito de Coimbra, está a realizar obras de recuperação em três imóveis municipais danificados pelo incêndio de 15 de Outubro de 2017, num custo avaliado de 700 mil euros.

As obras beneficiam de uma comparticipação financeira do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), na sequência de uma candidatura do município, presidido por Luís Paulo Costa (PSD).Os imóveis em recuperação são a Casa da Quinta Dr. Urbano, na Benfeita, e as antigas escolas primárias de Porto Silvado, na freguesia de Pomares, e de Anceriz, na União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz.

Construída em 1873, a Quinta Dr. Urbano manteve o nome do antigo proprietário, "mesmo depois de ser adquirida pela câmara municipal".

Na década de 90 do século XX, "o edifício principal, conhecido como 'casarão', serviu de sede aos escuteiros e, numa fase transitória, acolheu os alunos do jardim-de-infância e da escola primária da freguesia de Benfeita".

"A intervenção em curso prevê a reposição das condições de funcionalidade, preservando as características próprias do lugar", segundo a câmara.

“O empenho da autarquia passa por reabilitar esta propriedade, sem que se perca a identidade e essência do conjunto arquitectónico da Quinta Dr. Urbano, assim como o carácter secular do edifício”, explicou Luís Paulo Costa.

A preservação das características originais dos edifícios "foi também a preocupação da autarquia na reabilitação, recuperação e reconstrução dos edifícios escolares" de Porto Silvado e Anceriz.

Esta tripla intervenção "faz parte de um expressivo investimento que o município de Arganil tem previsto executar para colmatar os danos e prejuízos inventariados após os incêndios, contando, para isso, com a comparticipação do FSUE".

Lusa/DI