CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Reabilitação do Jardim Botânico de Queluz vence Prémio Europeu

18 de maio de 2018

O projecto de reabilitação do Jardim Botânico de Queluz venceu o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018, na categoria Conservação, uma distinção que representa o reconhecimento internacional, ao mais alto nível, “de realizações notáveis nos domínios da conservação, investigação, serviço dedicado e educação, formação e sensibilização”. O prémio foi atribuído por um júri de especialistas independentes.

O jardim esteve abandonado desde a década de 40 do século passado e, em 1984, viria mesmo a ser desmontado na sequência das cheias de 1983 que atingiram fortemente a zona, mercê nomeadamente das grandes cheias da ribeira do Jamor.

A Parques de Sintra desde que assumiu a gestão dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz, 2012, requacionou a reconstrução do desaparecido jardim. Os trabalhos incluíram a reconstrução de quatro estufas e o restauro e conservação de azulejos pintados e elementos em alvenaria, tais como a fonte ornamental e as estátuas circundantes, elementos que regressaram ao seu lugar original no jardim. O processo de recuperação incluiu trabalhos nos muros, nos pavimentos e a introdução de novos sistemas energéticos, de gestão de água e segurança. Foi ainda criado um projecto educacional e interpretativo.

No interior das estufas, e de acordo com os registos históricos encontrados, foram plantados ananases, produzidos em tempos para os banquetes de Queluz.

Os meticulosos estudos e pesquisas de elementos arqueológicos e recuperados dos escombros, o exame detalhado das estruturas existentes e o absoluto respeito pela traça original tornam a reconstrução do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz num caso de estudo europeu, pela metodologia utilizada na reconstrução de um jardim histórico na sequência de um desastre natural.

O Jardim Botânico foi inaugurado em Junho de 2017 e a sua reabilitação representou um investimento de 815 mil euros.

Veja o vídeo AQUI