CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REVIVE abre concurso para a Quinta do Paço de Valderde

20 de janeiro de 2019

A Quinta do Paço de Valverde, imóvel de interesse público situado na freguesia de Nossa Senhora da Tourega, erigido pela diocese ou mitra de Évora nos primeiros anos do século XVI e a cerca de 12 km de Évora, aguarda operadores turísticos interessados na sua reabilitação. O concurso internacional foi aberto no âmbito do REVIVE, iniciativa governamental criada em 2015 para a recuperação do património público com valor histórico devoluto.

O “preço base de procedimento” é de 460 mil euros, o valor a pagar à entidade adjudicante – a Universidade de Évora – é 10.000 euros anuais, com 4 anos de carência, podendo o contrato ser ser renovado até 10 vezes chegando ao seu termo.

A Quinta do Paço de Valverde é, pois, o 15.º concurso lançado do conjunto de 33 que integram o programa REVIVE - Reabilitação, Património e Turismo, dos quais cinco já foram concessionados.

As entidades interessadas em reabilitar e explorar a preciosa propriedade alentejana tranformando-a num unidade de «charme» com a categoria de 4 ou 5 estrelas, terão que apresentar propostas até ao dia 14 do mês de Março de .2019.

“Do primitivo edifício quinhentista conservam-se muitos vestígios arquitectónicos, alguns de feição manuelina como é o caso da capelinha existente na cerca conventual, pavimentada com azulejos da primeira metade do século XVI. No denominado Jardim de Jericó, sobressai o lago dos Cardeais, iniciado na segunda metade do século XVII e decorado em volta da estátua de Moisés”.

Destaca-se ainda, pelo seu valor arquitectónico, a capela do convento. “Um perfeito exemplo de micro-arquitectura renascentista, onde a harmonia do traçado e a planta centralizada em cruz grega, revelam rara erudição e actualidade. Contíguas à capela do convento existem as "Casas Pintadas" com vários frescos” - refere a descrição do REVIVE.

A poucos quilómetros da cidade de Évora integra-se numa paisagem campestre de características idílicas e harmoniosas, na qual um aqueduto, os lagos e as fontes dos jardins formam um sistema hídrico muito peculiar.

Recorde-se que dos 15 concursos já abertos no âmbito do REVIVE, seis foram já concluídos e adjudicados: o Convento de S. Paulo em Elvas, os Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, o Hotel de Turismo da Guarda, a Coudelaria de Alter do Chão, O Colégio de S. Fiel, em Castelo Branco e o Convento de Santa Clara, em Vila do Conde.