CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Produção na construção em Portugal lidera crescimento na Europa

21 de abril de 2017

Em Fevereiro, a produção na construção em Portugal apresentou um forte crescimento à escala europeia, tendo crescido 3% em termos homólogos, segundo o Eurostat.

No mês em análise, a Zona Euro regista uma variação trimestral positiva de 7,1% face ao período homólogo de 2016. Em termos de variação mensal, face a Janeiro, o crescimento é de 6,9%, claramente superior ao verificado noutros indicadores económicos, como a produção industrial que cai 0,3% no mesmo período, ou as vendas a retalho, com um crescimento de 0,7%, demonstrando a actual liderança do investimento em construção no processo de recuperação económica europeu.

Relativamente a Portugal, a produção na construção cresceu 3% em termos homólogos, valor que é claramente positivo, face à evolução recente deste indicador, mas fica abaixo da média europeia, exclusivamente devido ao comportamento do investimento público.

Com efeito, se em Fevereiro, a produção do sector no segmento de edifícios se situou nos 5,9%, praticamente em linha com os 6,2% da zona Euro, nas obras públicas (segmento da engenharia civil), a realidade é totalmente oposta. Portugal teve uma quebra de 1,4%, que compara com os 10,3% da zona Euro.

"O sector está a atravessar um momento mais positivo, que se deve a uma dinâmica do investimento privado e, em particular, do mercado imobiliário, mas continua atrás do que se passa na generalidade da Europa em matéria de investimento público, situação que condiciona claramente a capacidade de crescimento económico e de criação de emprego", assegura Reis Campos, presidente da CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

O responsável assegura que encontra-se hoje estabilizado o quadro geral de investimentos em infraestruturas, bem como os mecanismos europeus que o podem financiar. "Está em causa o Plano Estratégico dos Transportes e das Infraestruturas, que foi objecto de um amplo consenso e, ao nível do financiamento, o Mecanismo Connecting Europe, o Plano Juncker e o Portugal 2020, pelo que importa, agora, maximizar as oportunidades de financiamento existentes", garante.

O dirigente, concluiu considerando "que os indicadores continuarão a ser positivos, mas é essencial colocar no terreno estes programas para que se possa ganhar uma outra escala, colmatando mais rapidamente o espaço que ainda nos separa da restante Europa, uma vez que é imprescindível aproveitar a conjuntura e garantir a competitividade da nossa economia".