CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Prédios devolutos ameaçam harmonia arquitectónica das cidades

25 de maio de 2017

Um terço dos edifícios portugueses estão degradados e precisam de intervenções de reabilitação ao nível da recuperação e reutilização de recursos e equipamentos já construídos. Nesse sentido e para debater várias soluções disponíveis para solucionar este problema, a CMM - Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista, em parceira com a Ordem dos Arquitetos, vão organizar a conferência "Prédios devolutos ameaçam harmonia arquitectónica das cidades", que se irá realizar no próximo dia 27 de Maio, no Porto, na Ordem dos Arquitectos, no âmbito do projeto Portugal Steel.

A importância da reabilitação urbana no futuro das cidades e os contributos da construção metálica para a recuperação do edificado, são alguns dos temas em debate na Steel Talk. As empresas de construção metálica estão dotadas de competências que lhe permite dar uma resposta mais sustentável na reabilitação urbana, nomeadamente no que diz respeito à facilidade de adaptação às exigências das zonas urbanas com acessos e espaços reduzidos. Na verdade, as empresas que operam neste segmento registaram um crescimento anual superior a 20% ao ano, pretendem encontrar na reabilitação urbana uma forma de aumentarem o seu negócio internamente, num período em que a construção e obras públicas novas ainda se mantém com um número aquém do espectável.

"Paralelamente à estratégia de internacionalização e busca de mais e novos mercados, a CMM reconhece a importância que a reabilitação urbana do edificado pode ter nos próximos anos para o setor da construção metálica. O elevado número de edifícios degradados nas grandes cidades exige uma resposta rápida. Só a cidade de Lisboa tem mais de 5 mil edifícios devolutos. Esta situação está a ameaçar o ambiente paisagístico e a desvirtuar a harmonia arquitetónica dos centros históricos", revela Luís Simões da Silva, Presidente da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista.