CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Preços dos imóveis comerciais aumentaram 1,9% em 2019

27 de maio de 2020

Em 2019, o Índice de Preços das Propriedades Comerciais (IPPCom) registou uma variação média anual de 1,9%. No entanto, tal como sucedeu nos últimos três anos, em 2019, os preços das propriedades comerciais cresceram a um ritmo inferior ao observado no mercado das propriedades residenciais (9,6%).

De acordo com o relatório divulgado hoje pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, no ano passado, o mercado das propriedades comerciais continuou a evidenciar um crescimento dos preços de transacção, tendo o IPPCom aumentado 1,9%. Contudo, esta taxa de variação foi inferior em 3,0 p.p. ao registado em 2018 e interrompeu um período de dois anos consecutivos de aceleração dos preços.

Comparativamente com o Índice de Preços da Habitação (IPHab), o IPPCom apresentou um ritmo de crescimento inferior ao observado no mercado das habitações (9,6%). Ainda que se tenha também observado uma desaceleração nos preços das propriedades residenciais no último ano (-0,7 p.p.), a diferença entre as taxas de crescimento dos dois indicadores aumentou de 5,4 p.p., em 2018, para 7,7 p.p. em 2019.