CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Portugal no 6º lugar do top mundial para investir em imobiliário

11 de agosto de 2016

Em Julho deste ano, Portugal continua no Top 10 dos destinos mundiais mais atractivos para investir em imobiliário. Em Abril ocupava o 2º lugar e em Julho caiu para o 6º, depois de Junho estar na quarta posição do Ranking Mundial.

Segundo o TheMoveChannel, o principal site independente de imobiliário internacional, que avalia mensalmente o interesse a nível mundial dos investidores, a votação recente do Reino Unido para deixar a União Europeia teve como consequência o enfraquecimento tanto da libra como do euro em relação ao dólar norte-americano. Apesar disso, os investidores internacionais ainda se recusaram a ser dissuadidos do sonho americano e de comprarem imobiliário nos Estados Unidos da América (EUA). Daí, que este mês, o primeiro lugar é ocupado pelos EUA seguido pela Espanha. De salientar que a Espanha ocupava o 1º lugar em Junho e os EUA o 2º e a troca aconteceu em Julho.

"O mercado residencial da América continua a desfrutar da valorização do capital, alimentado por baixas taxas de hipoteca e acompanhado pela estabilidade e crescimento do emprego", explica Dan Johnson, director do TheMoveChannel.com. O responsável adianta ainda que "os investidores estão, portanto, voltando para os mercados económicos com altos retornos, como Detroit e Florida. Os imóveis comerciais em Nova York são também um importante impulsionador do interesse dos investidores, graças ao crescimento da economia do país".

Europa ainda não perdeu o seu poder

Apesar da saída do Reino Unido da União Europeia os investidores não perderam o apetite para o sector imobiliário da Europa. Mesmo com a descida da Espanha para o segundo lugar, Portugal, Itália e França continuam também entre os 10 destinos mais populares em Julho. Mas não são só estes quatro países europeus que interessam aos investidores.

A Alemanha atinge pela primeira vez o 5º lugar e a Grécia voltou a cativar o mercado e subiu cinco posições no ranking, ocupando em Julho a 9ª posição. De realçar a entrada da Bulgária e Chipre no Top 15.

Dan Johnson salienta que "o facto do euro estar relativamente fraco, significa que o imobiliário europeu continua a ser muito atraente para os compradores internacionais, quer de fora da UE ou no Reino Unido. Os valores crescentes em Espanha e Portugal, as baixas taxas de hipoteca na França e o apelo ao lifestyle atemporal da Itália ainda continuam a atrair investidores, enquanto a economia crescente da Alemanha e os baixos preços da Grécia significam que a propriedade é um bom valor em ambos os países. Sete dos 10 principais destinos de Julho estão na Europa, prova de que o continente não perdeu nada do seu poder ".

Fora da Europa, a procura por bens imobiliários no Dubai continua forte, com os Emirados Árabes Unidos a se moverem para cima e para baixo dentro Top 10.

As Filipinas têm sido outra estrela em ascensão de 2016, com o país a reentrar no top 5 destinos em julho. Esta é a terceira vez que as ilhas têm aparecido no Top 10 deste ano.

TOP 10

País

Share

1

Estados Unidos da América   

8.10

 

2

Espanha

6.55

 

3

Filipinas

4.29

 

4

Alemanha

3.30

 

5

Emirados Árabes Unidos 

3.25

 

6

Portugal

3.21

 

7

Itália

2.37

 

8

França

2.25

 

9

Grécia

1.38

 

10

Irlanda

1.38

Fonte: TheMoveChannel.com