CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Portugal entre os países que mais recuperaram depois da crise

13 de setembro de 2017

Num balanço sobre o mercado imobiliário internacional em dez anos, Portugal foi dos países que nos últimos cinco anos mais recuperaram depois da crise.

2007 foi o ano que marcou o mundo com uma crise global que afectou todos os sectores de actividade, sobretudo o imobiliário. Os valores dos imóveis caíram nos mercados mais afectados pela crise, contudo, os preços das casas iniciam uma recuperação e o cenário de melhoria oferece múltiplas oportunidades para os investidores.

O MoveChannel.com, o principal site independente de imobiliário internacional, que avalia mensalmente o interesse a nível mundial dos investidores, comparou os valores oficiais de crescimento de preços nos últimos 10 anos, divulgados pelo Global Property Guide, para determinar a taxa de recuperação nos mercados de investimento mais populares do mundo. Dos 20 destinos mais procurados, a Áustria lidera, com valores dos imóveis a subir 89,96% desde 2007. A Austrália viu o segundo maior crescimento de preços, 76,19% à frente do Canadá (72,95%). África do Sul (66,11%), Indonésia (57,93%) e Tailândia (41,4%) completam os seis primeiros.

Nesta análise, o diretor do TheMoveChannel.com, Dan Johnson, revela que a Irlanda, os EUA, Espanha, Portugal, Grécia e o Reino Unido são igualmente mercados que estão com um um bom desempenho nos preços desde 2007. "Eles também estão entre os mercados mais procurados do TheMoveChannel.com, com a popularidade de Portugal num máximo de nove meses no nosso último relatório Top of the Props e as vendas externas de imóveis espanhóis a quebrarem novos recordes no início deste ano", esclarece o responsável.

Na Irlanda, onde os preços estão 31.19% abaixo dos níveis de 2007, os valores subiram 45.8% nos últimos cinco anos, tornando-se um dos mercados europeus mais atraentes. Na Espanha, os valores caíram -15,08% desde 2012, mas tiveram um crescimento positivo nos últimos 12 meses, tornando o país altamente atraente e acessível. O mesmo acontece com a Grécia, onde os preços das casas estão 43% abaixo dos níveis de 2007, mas assistiu a uma queda lenta para -30.25% nos últimos cinco anos, à medida que o mercado diminui gradualmente. Em Portugal, onde os preços são 8,16% abaixo dos níveis de 2007, os valores aumentaram 5,03% nos últimos cinco anos, alimentados pela crescente procura internacional.

"À medida que as ondulações da crise financeira continuam a correr pelo mundo, o forte crescimento do preço da casa é um factor significativo ao recurso do investimento estrangeiro", salienta Johnson. "Tanto o Canadá quanto a Austrália emergiram como mercados particularmente procurados, mais famosos entre os investidores chineses. A procura no exterior, porém, também tem um papel a desempenhar nas recuperações do mercado: ambos os países introduziram impostos e restrições aos compradores estrangeiros nos últimos anos para combater o crescimento dos preços, impulsionado pelas compras internacionais ".

"Na verdade, as recuperações do mercado não são directas, com outros factores que afetam o crescimento dos preços, incluindo o desempenho económico, as taxas de emprego, a disponibilidade de finanças, o crescimento populacional, o oferta de habitação e as tendências do turismo. Como resultado, a taxa de recuperação não é consistente mesmo em países isolados. Os preços podem recuperar rapidamente após o colapso do mercado, antes de desacelerar ou cair significativamente durante vários anos", lê-se no relatório.