CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Porto vai receber a maior residência de estudantes num valor de 15 M€

17 de junho de 2019

O grupo U.HUB Investments, dos investidores Jaime Antunes, Hugo Gonçalves Pereira e a gestora de activos Atrium, está a construir a maior residência de estudantes do país num investimento global superior a 15 milhões de euros.

Este projecto faz parte do programa de investimentos previsto por este grupo promotor, o qual visa tornar, em 2021, a rede U.HUB, líder no segmento das residências para estudantes em Portugal, com um universo de mais de 1700 quartos e suites.

A nova residência universitária, projectada para a zona da Areosa, junto ao Polo Universitário da Asprela, área que concentra o maior número de estudantes universitários do país, será constituído por 456 unidades de habitação de diferentes tipologias, distribuídos por 10 pisos acima da cota de soleira, totalizando uma área total de construção de cerca de 14.000 m2.

O empreendimento tem a assinatura do atelier de arquitectura “PG Arquitetos Associados” e a construção está a cargo da empresa Gabriel Couto, sendo a fiscalização da responsabilidade da empresa “Tecnoplano - Engenharia e Gestão, S.A.”.

Esta residência universitária irá servir as diversas instituições de ensino superior localizadas no Campus Universitário da Asprela, sendo este o principal polo da Universidade do Porto. A U.HUB desenvolveu-se no sentido de um conceito de residência, concebido para integrar todas as funções de “habitar” do quotidiano do estudante comum, nomeadamente a função dormir, estar e estudar.

Esta nova residência universitária da U.HUB no Porto está organizada em dois núcleos independentes, cujo acesso se processa por duas colunas verticais principais compostas por escadas e elevadores. Nos pisos inferiores localizam-se os espaços colectivos de apoio para as funções lúdicas, convívio, lazer, trabalho e estudo, com áreas generosas e condições de ambiente e equipamentos apropriados para as diversas funções. Para complementar o dia-a-dia dos futuros residentes, este equipamento dispõe ainda de um conjunto de serviços de apoio diversos, nomeadamente lavandaria, arrumos, limpeza, tudo gerido a partir da unidade de operação e gestão do empreendimento.

Para o grupo Gabriel Couto, que este ano celebra 70 anos, "a adjudicação desta empreitada por parte do grupo U.HUB Investments constitui um grande motivo de orgulho e sinal inequívoco da confiança que este tipo de empresas e grupos investidores têm vindo a depositar na competência técnica apresentada pela nossa empresa, como entidade responsável pela construção de grandes projectos residenciais e imobiliários".