CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Porto de Setúbal investe na acessibilidade e na melhoria de infraestruturas

19 de agosto de 2019

Porto de Setúbal vai investir 1,2 milhões de euros na ampliação e melhoria de diversas infraestruturas de apoio às suas operações. A obra teve hoje início e deve estar concluída até ao final do ano, possibilitando, entre outras melhorias, a criação de mais 83 lugares de espera e estacionamento, junto aos Terminais Multiusos Zona 2 e Roll-On Roll-Off.

Segundo refere a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), “A obra prevê o aumento da capacidade actual do parque de espera de pesados no Terminal TMS 2 de 17 para 61 lugares e do estacionamento de ligeiros de 48 para 87 lugares, dividido em dois parques. Também a portaria do terminal “Ro-Ro – Coelho da Mota” actualmente de carácter provisório, será demolida e substituída por nova portaria e edifício de apoio”.

A par da melhoria das infraestruturas de apoio às operações portuárias, que a APSS acredita que deverão estar concluídas até final deste ano, a administração portuária de Setúbal tem também em curso um Projecto de Melhoria da Acessibilidade Marítima ao Porto de Setúbal, que prevê a dragagem de um total de 6,5 milhões de metros cúbicos de areias do estuário do Sado, para permitir a entrada de navios maiores, e de maior calado, no Porto de Setúbal.

Este Projecto de Melhoria da Acessibilidade Marítima ao Porto de Setúbal, com um custo global de 25 milhões de euros, tem sido contestado por diversos grupos cívicos e associações de defesa do ambiente, mas mereceu parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os tribunais também não decretaram a suspensão das dragagens, como pretendiam os signatários de diversas providências cautelares em diferentes tribunais.

DI (com Lusa)