CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Porto: 177M€ para a Reabilitação Urbana da Corujeira/Campanhã

7 de abril de 2019

A Operação de Reabilitação Urbana de Corujeira/Campanhã, no Porto, prevê um investimento superior a 177 milhões de euros, 83,4 suportados pelos privados, 65,4 pelo sector público e 28,8 milhões por parcerias público-privadas.

A Operação de Reabilitação Urbana (ORU) foi apresentada esta quinta-feira numa sessão aberta à população no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, onde foi também dado a conhecer o Masterplan Estratégico do Porto Oriental que, segundo o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, "é um documento de ligação entre a escala dos projectos que já estão em curso e a escala do futuro Plano Diretor Municipal [PDM]".

"É um plano para o desenvolvimento, a médio prazo, de mais de um quinto do município", concluiu.

Na sessão de abertura, Pedro Baganha explicou ainda que, a autarquia, reconhecendo a urgência na intervenção nesta zona, decidiu avançar desde já, e em simultâneo, com a ORU da Corujeira cujo objectivo é "atrair o investimento necessário, tanto privado como público".

Segundo o vereador, esta ORU determina um conjunto de objectivos, acções e projectos concretos para um prazo entre os 10 e os 15 anos e diz respeito ao coração da zona oriental da cidade.

Aquele responsável anunciou ainda que a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto será a entidade gestora da operação, e que a autarquia está a terminar o processo de delimitação da futura Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Azevedo/Campanhã, que terminará o esforço de delimitação nesta zona.

Como será aplicado o investimento

No documento apresentado esta quinta-feira, a maior fatia dos 177,6 milhões de euros de investimento estimado diz respeito à reabilitação do edificado, cujo investimento ultrapassa os 124 milhões de euros.

Segundo o diagnóstico apresentado, 18,4% do edificado, na ARU da Corujeira, está em mau estado de conservação e em ruína e cerca de 52,8% dos edifícios tem mais de 50 anos. Esta ARU, integra ainda oito bairros sociais, com 2.543 fogos e cerca de 6.000 residentes e cerca de 70 'ilhas', com 468 fogos habitados.

Em matéria de investimento, segue-se a intervenção no espaço público, rubrica na qual estão orçamentados 32,7 milhões e os equipamentos que vão absorver 9,2 milhões de euros do investimento previsto.

De acordo com o programa estratégico, "a resposta operacional da ORU assenta em 10 projectos estruturantes, materializados em 42 acções, que se assumem como operações fundamentais para a regeneração urbana da Corujeira, de Contumil e do Cerco".

São eles o antigo matadouro industrial do Porto; a Praça da Corujeira; a Rua de São Roque da Lameira e o eixo complementar a sul; a reabilitação do edificado e do parque habitacional público municipal; o corredor ecológico da Corujeira; o Monte da Bela; a Alameda de Cartes / Contumil; o parque de recolha dos STCP e a Fábrica "A Invencível"; o fortalecimento da coesão social e económica e o Laboratório Vivo para a inovação no espaço urbano.

No caso particular do antigo matadouro industrial do Porto está prevista a criação da Praça do Matadouro e do novo arruamento de ligação à Praça da Corujeira; a criação do corredor verde de enquadramento paisagístico da VCI e de uma ciclovia de ligação ao terminal intermodal rodoviário de Campanhã e à Quinta de Bonjoia, bem como a requalificação da rua da Fábrica "A Invencível" e a melhoria das ligações pedonais sob o viaduto da VCI.

Quanto à reabilitação do edificado e do parque habitacional público municipal está previsto no âmbito do programa de promoção e de dinamização da ORU a reabilitação do edificado degradado, acção que deverá ser complementada com nova construção, a análise das 'ilhas' e concepção de um programa de realojamento, bem como a criação de um centro de saúde e da construção de residências assistidas para idosos.

Destaque ainda para o projecto Laboratório Vivo para a inovação no espaço urbano, no âmbito do qual vai ser criada uma plataforma eletrónica de suporte, assim como para a requalificação e reconversão do parque de recolhas dos STCP e dos espaços industriais envolventes cujo projeto vai ser enquadrado no quadro da revisão do Plano Director Municipal.

A Câmara do Porto quer aprovar na reunião do executivo municipal de terça-feira uma nova delimitação da ARU da Corujeira, ampliando-a para abranger um território com cerca de 262 hectares.

Lusa/DI