CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Ponta Delgada: obras da 2.ª fase do porto arrancam este ano

21 de maio de 2017

A segunda fase das obras do porto de Ponta Delgada, nos Açores, no valor de 32 milhões de euros, arranca este ano e visa potenciar a operacionalidade do cais comercial.

O Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas, Vítor Fraga, afirmou sexta-feira, durante a apresentação do projecto, que o investimento no Porto de Ponta Delgada é “estruturante para a dinamização da economia" da ilha de São Miguel, mas também de toda a Região.

Durante a apresentação, em Ponta Delgada, Lucília Luís, da empresa Consulmar, explicou que o porto tem “algumas patologias, alguns problemas de segurança e alguns problemas de operacionalidade”, pretendendo-se que a intervenção resolva estas situações e, em simultâneo, potencie “a operacionalidade do cais comercial”. 

Lucília Luís adiantou que o projecto prevê a demolição de “uma série de edifícios que estão em estado quase de pré-ruína”, conseguindo-se, assim, “ganhar mais espaço de terrapleno e, portanto, melhorar a operacionalidade do cais”.

A engenheira esclareceu que, devido a algumas patologias que o cais apresenta, o investimento, da empresa pública Portos dos Açores, contempla “uma estrutura de protecção da atual frente”, além da repavimentação do terrapleno, “incluindo a substituição integral de todas as redes técnicas nele existentes”.

A relocalização do refeitório e a remodelação da portaria são outros dos trabalhos incluídos, assim como a criação de um novo edifício das operações portuárias e algumas dragagens na bacia.

Segundo Lucília Luís, “o avanço de cais será de cerca de 25 metros em relação à frente actual”, passando a haver “uma extensão total de cerca de 380 metros lineares de cais” e um crescimento de 60% da área do terrapleno.

A segunda fase das obras no porto de Ponta Delgada tem um prazo de execução de 36 meses.

A primeira arrancou em Janeiro, está orçada em cerca de nove milhões de euros, tem um prazo de execução de 12 meses e visa reforçar o manto de protecção do molhe principal do porto.

Complementar a estas obras, vai ser concretizada a reparação do cais militar (Depósito POL NATO), numa extensão de 210 metros, cujo concurso público foi ontem publicado em Diário da República.

Segundo um comunicado do Conselho de Ministros de Abril, as obras serão integralmente suportadas pela NATO, que "aceitou um pedido de financiamento a 100% apresentado por Portugal".

Na sequência de temporais que assolaram os Açores, particularmente as ilhas de São Miguel e Santa Maria, em Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016, a cabeça do molhe do porto de Ponta Delgada ficou danificada, embora a infraestrutura tenha continuado sempre operacional.