CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Optimismo reina na mediação imobiliária

19 de julho de 2016

O mês de Junho apresentou um aumento nos níveis de optimismo dos agentes imobiliários, sobretudo, devido ao aumento das visitas e das vendas concretizadas e ao desenvolvimento da actividade.

Apesar do tempo médio de venda e arrendamento ter aumentado face ao mês anterior, situando-se nos 9,4 e 3,4 meses, respectivamente (superior ao mês de maio: 8,1 meses; 2,9 meses), a expectativa é grande nos mediadores.

De acordo com o Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflecte a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal, desenvolvido em parceria com a REVConsultants, 48% dos inquiridos referiram que aumentaram as visitas realizadas por potenciais interessados, 40% alegaram que se mantiveram e apenas 12% que diminuíram.

Quanto à manutenção dos negócios concretizados, 42% referiu a manutenção dos mesmos, 35% mencionou um aumento da variável em análise e 23% indicou que registou uma diminuição.

Sobre o desenvolvimento da actividade, 38% dos inquiridos observou um comportamento positivo e somente 11% constatou um decréscimo da mesma (representatividade inferior ao mês anterior).

O estudo revela ainda que segundo os agentes imobiliários inquiridos, os principais factores negativos que tiveram especial impacto no mercado imobiliário durante o mês de Junho foram: A instabilidade no mercado de trabalho (63%); a desadequação do produto imobiliário existente em relação à procura (47%) e a diminuição do poder de compra (26%).

No curto prazo, 52% dos inquiridos estima que o preço dos imóveis se mantenha e 42% prevê um aumento dos mesmos.

Relativamente ao dinamismo da actividade, 59% acredita numa melhoria da mesma, enquanto que apenas 6% considera que as condições do mercado possam piorar.