CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Onde se vive melhor na Grande Lisboa? No Parque das Nações

15 de novembro de 2018

O Parque das Nações foi considerada a melhor freguesia da Grande Lisboa para viver. Ericeira , Mafra e  Porto Salvo foram as freguesias que ocuparam as posições seguintes.

Segundo o estudo realizado pelo portal Imovirtual, foram 12 os factores que determinaram esta escolha: Segurança, Limpeza, Qualidade do ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida em geral, Acessos e Estacionamento. Os concelhos em estudo para a Grande Lisboa foram: Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira. O inquérito realizado a mais de 2.200 indivíduos residentes em Portugal.

Como referido, o Parque das Nações foi eleita na melhor freguesia para se viver da Grande Lisboa, tendo sido melhor avaliada em Segurança (4,35), Acessos (4,24) e Lojas e Restaurantes(4,18), numa escala de 1 a 5.

Depois do Parque das Nações (4,38), seguem-se Ericeira (4,28), Mafra (4,19), Porto Salvo (4,17), Moscavide e Portela (4,13), São João das Lampas e Terrugem (4,10), Alvalade (4,09), Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (4,08), Cascais e Estoril (4,06) e a do Areeiro (4,05).

No top 10 das pior classificadas encontram-se as freguesias da Encosta do Sol (3,44), Mina de Água (3,43), Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz (3,42), Rio de Mouro (3,41), Santa Clara (3,38), Agualva e Mira-Sintra (3,38), Falagueira-Venda Nova (3,30), Pontinha e Famões (3,30), Camarate, Unhos e Apelação (3,29) e por último, a freguesia do Cacém e São Marcos (3,21).

O estudo revela ainda que das 10 freguesias melhor avaliadas, quatro são do Concelho de Lisboa, sendo que as restantes pertencem aos Concelhos de Mafra, Oeiras, Sintra e Cascais. Amadora e Sintra são os concelhos que concentram as seis freguesias pior avaliadas das 10 principais. Os três factores avaliados que no geral foram melhor classificados foram a Segurança, Acessos e Lojas e Restaurantes. ‘Espaço de Lazer’, ‘Espaço de Saúde’ e ‘Limpeza’ foram os factores que receberam piores avaliações da avaliação global das freguesias analisadas.

A Ericeira foi a freguesia que recebeu melhor avaliação na Segurança (4,63) e na Qualidade do ar (4,52) e a freguesia de Agualva e Mira-Sintra com a pior classificação em termos de Segurança (3,13) e a da Misericórdia com a pior classificação de Qualidade do ar (2,80). A freguesia de Santa Maria Maior recebeu a pior classificação de todos os fatores considerados no estudo, com o fator Estacionamento (2,0).

O estudo considerou as freguesias da Grande Lisboa que receberam no mínimo 20 respostas cada uma, contabilizando um total de 67 freguesias. Os dados foram recolhidos de Abril a Setembro deste ano.