CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Oferta turística, habitação de luxo, os estrangeiros e os portugueses. Como coabitar em Lisboa?

21 de agosto de 2019

Esta é a questão lançada pela consultora ESSENTIA para um pequeno-almoço, onde convidou especialistas e investigadores nacionais e internacionais para debater e reflectir sobre o impacto do imobiliário e turismo em Lisboa.

O impacto do mercado imobiliário e do turismo na cidade de Lisboa, é o tema ‘quente’ da actualidade. As consequências da crescente dinâmica do sector, que está a marcar e a redefinir a imagem da capital portuguesa,  têm sido alvo de debates, discussões em todos os quadrantes da sociedade. A ESSENTIA, cujo o papel nesta área tem sido de importância extrema pelos projectos que está a desenvolver em vários edifícios históricos e emblemáticos da cidade, tem vindo a proporcionar uma análise construtiva e alargada sobre Lisboa.

Depois do sucesso do ano passado, de  um pequeno-almoço para jornalistas, onde se abriu um espaço de discussão/reflexão sobre a cidade, com o título PENSAR LISBOA, este ano a consultora volta a repetir o evento trazendo para análise a: Oferta turística, habitação de luxo, os estrangeiros e os portugueses. Como coabitar em Lisboa?

O PENSAR LISBOA II, que irá decorrer nas instalações da ESSENTIA, no dia 27 de Agosto, convidou alguns dos mais reconhecidos investigadores da capital para apresentarem um olhar diferente e a analítico das alterações que a capital portuguesa está a sofrer com a ‘corrida’ ao imobiliário e a ‘explosão’ do turismo.

José Gil Duarte, Founder & Ceo  da Essentia, recebe Vera Gouveia Barros, Economista e Autora “Turismo em Portugal”, Samuel Torres de Carvalho, Founder & CEO da STC – Arquitetura, Gonçalo Antunes,  Professor & investigador na NOVA – FCSHI e na ESEIMU, Pablo Fernández – Valdés,  Founder & Ceo da Green-Shoes Consulting e Pedro Ressano Garcia, arquitecto, professor e investigador.

Os especialistas vão debater temas como:

  • Quais as zonas de expansão da cidade para habitação dirigida à classe média portuguesa?
  • Como solucionar a pressão dos preços nas zonas históricas.
  • A evolução da especulação dos preços do centro para as periferias da cidade de Lisboa.
  • Como vai evoluir o turismo na cidade. Quais as consequências?
  • A oferta turística está a retirar habitação à população?
  • As medidas já aprovadas para a Nova Geração de Políticas de Habitação e algumas colocadas em prática pela Câmara de Lisboa podem minorar estes problemas habitacionais da cidade?
  • O “caso” Barcelona A. Testemunho de um promotor de Barcelona (convidado)
  • Oportunidades na adaptação às alterações climáticas em Lisboa

De acordo com José Gil Duarte, “a Essentia tem especial atenção à reabilitação e revitalização das cidades, principalmente zonas históricas e centrais, preservando as características identitárias e as singularidades dos espaços”. Para o CEO da ESSENTIA, o tema da cidade, da reabilitação e da dinâmica imobiliária e turística, são fundamentais para responder aos desafios de intervir numa cidade multicultural como Lisboa. “ A construção de um edifício tem um enorme impacto no ambiente natural, na economia da sociedade, na saúde e na produtividade dos seus utilizadores. Estes impactos ocorrem ao longo do ciclo de vida dos edifícios, incluindo na concepção, construção e operação, bem como demolição ou reabilitação”.

De recordar que nos 23 anos da ESSENTIA, já trabalhou perto de 40 projectos de referência, nacionais e internacionais. Actualmente está a desenvolver alguns dos mais emblemáticos da capital, entre eles o Ivens Arte (edifício construído em 1790), que se caracteriza pela recuperação dos seus elementos mais singulares e que preservam diferentes épocas, assim  como o Palácio Almada Carvalhais (do século XVI) e classificado como Monumento Nacional destaca-se pela sua herança patrimonial e histórica.

Fórum Pensar Lisboa

O Pensar Lisboa I e II são o ponto de partida para uma análise e um debate mais profundo sobre a capital. Qual a cidade que queremos? O papel de cada tema na construção desta cidade;   Habitação, Turismo, habitação, comércio, acessibilidades, são algumas das vertentes que a ESSENTIA pretende abordar e trazer para discussão alguns dos mais influentes especialistas e investigadores da cidade de Lisboa. O Fórum Pensar Lisboa será alargado ao mercado e ao público em geral para que se pense na cidade de uma forma profunda e estruturante.