CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Obras públicas: Concursos nos níveis mais elevados desde 2011

29 de agosto de 2017

Até final de Julho, o total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos foi de 1.728 milhões de euros, valor que é o dobro (99,7%) do verificado em 2016.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas anunciados ou seja, objeto de abertura de procedimento e respetivo anúncio em Diário da República, mantém-se nos níveis mais elevados desde 2011.

O Barómetro revela ainda que os contratos celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas no âmbito de concursos públicos, nos primeiros sete meses do ano, totalizaram 626 milhões de euros, mais 70% que o verificado em 2016.

Assim, o volume de anúncios de concursos públicos, 1.728 milhões, é quase o triplo do total de procedimentos resultantes desta modalidade de contratação e que foi objecto de celebração e reporte no mesmo período.

Já os contratos celebrados em resultado de Ajustes Directos situaram-se nos 395 milhões de euros, mais 38% em termos homólogos. No seu conjunto, o total de contratos celebrados até Julho, independentemente da modalidade de contratação, atingiu os 1.086 milhões de euros, mais 52% que no período homólogo de 2016.