CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Obras Públicas: Concursos sobem 21%, contratos caem 15%

25 de agosto de 2016

Os concursos de obras públicas promovidos até julho aumentaram 21% para 865 milhões de euros, face ao mesmo período de 2015, mas os contratos celebrados recuaram 15% para 338 milhões de euros, divulgou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, considerando apenas o mês de julho, foram publicados em Diário da República anúncios de abertura de concursos de empreitadas de obras públicas no valor de 136 milhões de euros, mais 18 milhões de euros do que o verificado no mês anterior.

De acordo com a associação, os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos somaram 262 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, o que representa uma variação positiva de 12% face ao período homólogo de 2015.

No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de julho totalizam 632 milhões de euros, menos 7% do que no ano anterior.

“Esta variação negativa – nota a AICCOPN -, apesar de se ter vindo a atenuar ao longo dos últimos meses, corresponde já ao 19.º mês consecutivo com registo de reduções em termos homólogos”.