CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Num investimento de 2,8 milhões de euros o átrio norte da estação de Metro do Areeiro reabriu

28 de agosto de 2020

A reformulação do átrio norte integra-se na segunda fase da intervenção na estação do Areeiro, seguindo-se à ampliação do átrio sul, aberto ao público em novembro de 2013, contemplando um átrio totalmente renovado e um cais de embarque alargado, adaptado à oferta de composições de seis carruagens.

A reformulação envolveu a instalação de três novos elevadores, bem como a modernização de equipamentos, sistemas e instalações, adequando-os aos atuais padrões e necessidades de mobilidade. O Metropolitano de Lisboa passa a ter mais uma estação com acesso a todos os passageiros – das 56 estações 40 têm acesso pleno.

A empreitada contemplou também trabalhos de tratamento das infiltrações, reforço do sistema de drenagem, a instalação de um corrimão central e a integração de um novo ventilador.

A cercerimónia de reabertura que ocorreu hoje, foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, que referiu ainda que os trabalhos da estação de Arroios, que se encontra encerrada por não pode receber comboios de seis carruagens, possam estar concluídos em Junho do próximo ano – dois a três meses antes do previsto –, pois "os lisboetas estão há muito tempo à espera" da reabertura da estação. 

Os trabalhos na estação de Arroios forma contratados por cerca de 6,6 milhões de euros (mais IVA) e visam ampliar o cais da estação de 70 para 105 metros, reformular os átrios, incluindo a reorganização dos espaços de apoio à exploração, e introduzir elevadores para acesso a pessoas de mobilidade condicionada.

A obra teve início em Julho de 2017, e tinha a conclusão prevista para o primeiro semestre de 2019, mas, devido a atrasos na obra, o Metro rescindiu o primeiro contrato e lançou um novo concurso em Fevereiro, que foi adjudicado em Setembro.