CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Novo Hospital da Estrela que vai requalificar o antigo Hospital Militar está quase pronto

15 de junho de 2020

O Hospital da Estrela, a nova unidade de cuidados continuados integrados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na capital, que irá requalificar o antigo Hospital Militar da Estrela, está quase terminado. 

A nova unidade de saúde que irá funcionar no antigo Hospital Militar da Estrela, que ali funcionou durante cerca de dois séculos, tendo encerrado em 2013, fica situado em pleno coração de Lisboa, junto à Basílica da Estrela. O projecto de requalificação abrange uma área de construção de cerca de 16.000 m² para instalar, em três fases, uma unidade de cuidados continuados integrados, incluindo áreas especializadas na pediatria e demência. André Caiado, do atelier Contacto Atlântico, assina o projecto de arquitectura do novo hospital, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com construção da Acciona.

O novo equipamento de saúde, cuja primeira fase de construção está praticamente concluída, está a ser revestido com as linhas EQUITONE [tectiva] e EQUITONE [linea], marca da Etex, num total de 7.000 m² de painéis aplicados. Desenvolvidos para aplicação em sistemas de fachada ventilada, o qual garante elevados ganhos de eficiência energética, os revestimentos em fibrocimento EQUITONE, distinguem-se pela durabilidade e facilidade de manutenção, bem como pela leveza e versatilidade estética.

“Pontuar as placas Tectiva branco com as cinza permite fazer um jogo de sombras muito apelativo, conseguido apenas por essa diferença cromática dos painéis. Ao mesmo tempo, as placas Linea em branco conferem um aspecto texturado, que acrescenta estrutura e profundidade à fachada. Esta escolha vai conferir uma dinâmica visual muito interessante ao projecto, apenas jogando com cores e texturas. Tudo isto associado às grandes mais valias dos revestimentos EQUITONE, que são a sua capacidade de resistência, isolamento, durabilidade, leveza e manutenção”, refere Gilberto Barbosa, Account Manager da EQUITONE, para Portugal.