CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

NRV - Consultora de engenharia fecha aquisição de Elsamex e LCW e consolida posição em Portugal

19 de julho de 2021

A NRV - Norvia Consultores de Engenharia, consultora portuguesa de engenharia com presença em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e África Ocidental, acaba de anunciar a aquisição de duas empresas em Portugal - a Elsamex Portugal e a LCW Consult SA - consolidando a sua posição no sector da engenharia nacional e elevando o volume de negócios para cerca de 15 milhões de euros.

Estas aquisições são mais um passo para a sua consolidação, sendo que actualmente conta com mais de 300 projectos de engenharia em curso em diferentes áreas. Por outro lado, as aquisições reforçam as áreas de actuação do grupo, nomeadamente nos departamentos de hidráulica, estruturas especiais (pontes e viadutos) e geotecnia.

A LCW Consult SA é uma empresa de referência no mercado português na área das pontes, obras hidráulicas e barragens; no portefólio conta com várias obras marcantes como o Viaduto do Corgo, o mais alto viaduto da Península Ibérica e um dos maiores da Europa. 

Já a Elsamex Portugal, participada da Elsamex Internacional - empresa que está entre as mais importantes na área da manutenção rodoviária e transferência de tecnologia em Espanha- , tem um longo passado de colaboração com a NRV nas áreas de geotecnia e de auscultação e monitorização de pavimentos. Com esta aquisição  a colaboração passa a assumir uma integração total, incluindo todo o know-how, passando a Elsamex Portugal a operar sob a marca Geovia. 

As aquisições permitiram somar 3,5 milhões de euros em volume de negócios e integrar 50 postos de trabalho. Consolidadas estas operações, o Grupo Norvia passa a empregar cerca de 200 colaboradores e a gerar um volume de negócios que, no final do ano, poderá estar na ordem dos 15 milhões de euros.

Os processos de aquisição aconteceram de forma natural, com empresas com quem a NRV já mantinha uma relação próxima de trabalho, explica Tomás Espírito Santo, CEO da NRV: “Haver uma relação anterior, um conhecimento mútuo das equipas, uma partilha de valores e condições para uma boa integração no nosso modelo de gestão foram os critérios base para considerar estas oportunidades”.

Este processo dá seguimento ao crescimento estrutural da empresa que, em 2018, já tinha somado novas especializações através da integração de outras duas empresas: a MSW, empresa com sede nos Açores e especializada no sector das obras marítimas e portuárias e a LR-Plural, com vasta experiência em ordenamento do território e referência no mercado no sector dos Planos Directores Municipais, Planos de Ordenamento, Planos de Pormenor e de desenvolvimento turístico.

Para Tomás Espírito Santo, “as aquisições vêm dar continuidade a um percurso de crescimento ao longo de mais de 30 anos num sólido trabalho de equipa. Hoje somos uma referência maior no mercado nacional da consultoria em engenharia e temos uma posição de relevo em áreas críticas que nos permite responder de uma forma abrangente e global aos grandes projetos do futuro próximo.”

O Grupo detém uma expressiva presença internacional apoiado nas participadas NRV Cabo Verde, NRV/Norvia West Africa, NRV em Angola e NRV Moçambique.

Foto: Miguel Nóbrega