CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Municípios do Oeste querem linha ferroviária no Rossio

22 de setembro de 2016

Actualmente, para apanhar o combóio da Linha do Oeste há que ir até ao Cacém, no concelho de Sintra; a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) quer que os passageiros passem a aceder à linha ferroviária no Rossio, em plena Lisboa.  Isso mesmo vão reivindicar junto do Governo já que a requalificação da Linha do Oeste se encontra em estudo.

“Temos a promessa do Governo de que a linha vai ser requalificada, até 2020, e que está em estudo o modelo dessa requalificação, pelo que estamos a tentar que o embarque de passageiros passe a ser feito definitivamente na Estação do Rossio”, afirmou hoje o presidente da OesteCim, Pedro Folgado.

 

12 municípios e uma região com enorme potencial de crescimento turístico

 

A proposta de alteração do local de embarque, feito actualmente no Cacém (concelho de Sintra, distrito de Lisboa), já foi apresentada numa reunião com a empresa Infraestruturas de Portugal, mas vai ser reforçada numa nova reunião já pedida pelos autarcas.

O objectivo, acrescentou, é “atrair o grande número de turistas que afluem à baixa de Lisboa para que venham conhecer a região do Oeste, aproveitando a facilidade e o conforto das viagens de comboio”.

A reivindicação das 12 autarquias que integram a Oestecim (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) vai também no sentido de que a linha “seja electrificada pelo menos até Alcobaça, mas idealmente até Coimbra e Figueira da Foz”. 

Lusa/DI