CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Mudar as ‘montras’ das imobiliárias em Portugal

29 de maio de 2017

O fotógrafo Pedro Pereira da Silva lança na próxima 4.ª feira, dia 31 de Maio, pelas 18h00, no Auditório do Metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa, o seu livro “Fotografia Imobiliária – Curso Básico de Fotografia Imobiliária – Nível I”.

Confúcio, pensador político e filósofo chinês que viveu entre 552 e 479 a.C, dizia que “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Apesar de viver naquelas remotas épocas, onde a utilização da imagem era, no mínimo, incipiente, nem mesmo assim o pensador duvidava da importância que consistia em utilizar a imagem para transmitir o poder da comunicação.

Ora os profissionais do imobiliário em Portugal parece terem-se apercebido dessa realidade demasiado tarde. Alguns continuam mesmo, infelizmente, até a trabalhar como se ignorassem ainda o conselho do filósofo chinês, a atestar nas pouco apelativas ferramentas de propaganda e marketing que utilizam.

 

A crise económica foi uma porta de oportunidade…

Pedro Pereira da Silva acordou para esta realidade quando a sua empresa de publicidade e design gráfico, a P2S, se confrontou com a crise económica que se seguiu a 2009 e que atingiu fortemente o nosso país e o seu tecido económico. Pedro constatou que, apesar dos efeitos arrasadores da crise sobre o imobiliário, as empresas do sector continuavam a mostrar as casas e outros imóveis que queriam vender através de imagens que, mais do que cativar e seduzir, afastavam qualquer eventual potencial interessado.

A solução não estava em oferecer os seus serviços de fotógrafo profissional com longos anos de experiência já que seriam poucas as mediadoras imobiliárias dispostas a pagar um preço justo pelo seu trabalho, quando no mercado surgiam alegados pretensos “profissionais” que estavam dispostos a vender os seus serviços por ‘cinco réis de mel coado’…

Pedro Pereira da Silva resolveu, também ele, seguir outro provérbio chinês “Não dê o peixe, ensine a pescar”. Ao qual acrescentaria: Aprenda Fazendo.

Foi assim que nasceu o seu Curso de Fotografia para Imobiliárias, hoje dividido em 3 níveis.

Desde então, mais de 1.600 profissionais já frequentaram o Curso Básico de Fotografia para Imobiliárias - Nível 1.

“O sucesso destes cursos deriva do pragmatismo e know-how acumulado ao longo dos meus 13 anos como fotógrafo publicitário” – diz ao Diário Imobiliário.

 

A razão do Curso se subdividir em 3 Níveis

No Nível 1, os formandos ganham noções sobre a abordagem fotográfica, noções de luz, de perspectiva, de profundidade de campo, da importância da utilização do tripé, da escolha da máquina e das lentes, em particular as grandes angulares. O Nível II assenta na passagem à prática dos conceitos adquiridos no nível básico, fotografando um apartamento e uma moradia ao longo de todo um dia. Por fim, o último Nível é dedicado por inteiro à utilização dos programas de pós-produção e tratamento de imagem.