CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

Mercado imobiliário não vai abrandar mas sim normalizar

20 de janeiro de 2019

Um investimento de 246 milhões de euros para a construção e comercialização de oito novos projetos residenciais em Lisboa, é a meta da Habitat Invest para este ano. Num total de 495 frações habitacionais e de 10 comerciais, a promotora portuguesa pretende assim acompanhar o dinamismo que se vive no mercado imobiliário em Portugal e particularmente na capital portuguesa.

Além dos projetos prontos a avançar, a empresa indica ainda que se encontra em negociações para mais seis projetos a apresentar este ano, que poderão significar o alargamento da sua actuação geográfica para o Porto, margem sul do Tejo, Alentejo e Açores.

Pedro Vicente, Board Member da Habitat Invest, revelou ao Diário Imobiliário que a Habitat Invest apesar de se posicionar no mercado de luxo, inicia-se em 2019, em produtos destinados à classe média e média alta, com empreendimentos como o PARK WEST, na Ameixoeira, do arquiteto Miguel Saraiva. “Pretende-se, desta forma, dar resposta a necessidades prementes de mercado, neste segmento. Contamos, no entanto, aportar para projetos como este a sofisticação dos restantes projetos da Habitat, de que muito nos orgulhamos”, explica.

Sobre o receio de um abrandamento do mercado, o responsável admite que” é preciso não confundir ‘abrandamento’, como já lemos e ouvimos, com uma ‘normalização’. O que se passará, em 2019, é uma tendência para a normalização do mercado, através da suavização do crescimento do preço por m2 em zonas secundárias e a paragem de crescimento, ou correção, em ligeira baixa, de alguns dos preços em zonas prime que ultrapassaram o razoável e o que podemos aceitar, na ótica de padrões elementares de equilíbrio de mercado”.

Apesar de todas as previsões de grande dinamismo para a cidade de Lisboa, para o turismo e investimento, Pedro Vicente sugere serenidade e entusiasmo controlado. “No entanto, é já óbvio que a cidade está a beneficiar de uma exposição internacional como não tinha há centenas de anos. É essa exposição que deve ser gerida por todos com bom senso e razoabilidade”, sublinha.

Subida dos preços vai suavizar

O responsável da Habitat Invest acredita ainda, que a curva de subida dos preços se vai suavizar, o que é um ótimo indício de auto-regulação do mercado. “A empresa tem, sobre este tema, uma visão responsável, segundo a qual é impossível e totalmente desadequado apostar numa política de aumento interminável dos preços, sem que o mercado venha a ser fortemente penalizado”.

Sobre o que ainda bloqueia o mercado imobiliário, Pedro Vicente indica a ameaça de alterações legislativas sucessivas e a demora de licenciamento de projetos, “que em Lisboa chegam a demorar dois anos  são fatores desincentivadores e graves, numa economia moderna, que se pretende concorrencial”.

Projetos que vão surgir em 2019

Os novos projectos da Habitat Invest para 2019 incluem: Valrio (Avenida de Berlim- em parceria com a Estoril Capital Partners); Outubro 293 (Av. 5 de Outubro),  Páteo do Salema (Páteo do Salema, Rossio), Marquês de Abrantes (Cç. Marquês de Abrantes), PARK WEST (Ameixoeira), AlcântaraLofts (Av. 24 de Julho), Marinha Prime (Quinta da Marinha, Cascais- em parceria com a Noronha Sanches) e Estoril Villas (Estoril).

De salientar ainda, que a empresa promete para os novos projetos algumas surpresas na área da inovação, nomeadamente em termos de mobilidade verde e de co-living.

Além da área de desenvolvimentos de projetos residenciais, a empresa tem ainda a Five Stars, operação de touristic property management do grupo, que tem atuado exclusivamente na área do short term rental e que será parceira de alguns dos projetos, nomeadamente Marinha Prime, Páteo do Salema e AlcântaraLofts.

*Texto publicado na edição em papel  do Diário Imobiliário no Jornal Económico. Escrito com o novo Acordo Ortográfico