CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mercado imobiliário é seguro para investir? Millennials dizem que sim

20 de maio de 2019

Um estudo levado a cabo pela plataforma de crowdfunding espanhola Housers, revela que a maioria dos millennials, jovens nascidos entre 1985 e 2000, vê o sector imobiliário como um mercado interessante e seguro para investir.

No entanto, o relatório indica que a falta de capital e o desconhecimento de plataformas que não exijam elevadas quantias de investimento fazem com que este público pouco invista no sector.

Com o objectivo de analisar os hábitos dos millennials na Internet e em produtos financeiros, o estudo, feito através uma empresa de estudos de mercado, conclui que 26,30% dos entrevistados já realizaram investimentos a médio ou longo prazo para obter lucros, sendo que mais de 65% preferiu fazê-lo através de depósitos a prazo.

Quando questionados sobre o mercado imobiliário, a maioria (30,15%) considera que é um sector interessante e seguro, no entanto apenas 26,23% admitiram já ter realizado investimentos neste mercado.

Dos entrevistados que responderam que nunca investiram no sector, mais de 58% disseram não o fazer devido à falta de recursos para investir. A idade e a ocupação actual são alguns dos principais factores para este cenário, devido à existência de um elevado número de estudantes, desempregados e jovens em início de carreira no segmento analisado.

O estudo conclui ainda que apenas 15,92% dos entrevistados realiza investimentos através de plataformas online e 54,78% desconhece a existência de plataformas online de investimento imobiliário, sendo que a segurança e a confiança são os dois aspectos que mais valorizam neste tipo de serviços. Porém, quando questionados sobre a existência de uma plataforma online com informação útil sobre o mercado imobiliário e como investir, a maioria estaria interessada em seguir, pois vêem este mercado com potencial e como possibilidade de obter benefícios.

Para João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Itália e Portugal, “esta cenário mostra uma oportunidade para as plataformas de investimento através de crowdfunding, tal como a Housers, onde não são necessárias elevadas quantias de capital para investir num sector bastante atractivo. O segmento millennial é um público ávido por tecnologias que transformem os seus hábitos, por isso é necessário educá-los para a existência de alternativas de investimento onde é possível investir de forma rápida e segura, com um mínimo de 50 euros”.

Dados estatísticos da Housers indicam que 15% do investimento total da plataforma já corresponde a investimento feito por millennials, equivalente a mais de 12 milhões de euros. Deste total, 6% é investimento português e 61% espanhol. Este grupo representa 34% da base total de investidores da plataforma, sendo que os millenials aplicam em média cerca de 390 euros por projecto e possuem uma carteira de investimentos composta por cerca de cinco projectos.

Actualmente, a Housers conta com mais de 106 mil utilizadores inscritos de todo o mundo, tendo já acumulado mais de 83 milhões de euros investidos através de financiamento colaborativo. No total os promotores já devolveram aos investidores um valor acumulado de 28 milhões de euros de capital e benefícios. Em Portugal, captou cerca de 4 milhões de euros provenientes de mais de 9000 utilizadores portugueses.O estudo sobre os hábitos de investimento dos millennials contou com a participação de 4000 pessoas, entre os 18 e os 35 anos, em Itália.