CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mercado das obras públicas continua em crescimento

22 de outubro de 2019

Nos primeiros três trimestres de 2019, o valor total dos concursos públicos de empreitadas promovidos situou-se nos 3.223 milhões de euros, um montante que é 86% superior ao verificado no período homólogo do ano passado.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, este crescimento deve-se, em grande medida, ao incremento verificado nos concursos de valor superior a 25 milhões de euros. Trata-se de um de total 13 procedimentos cujo montante ascende aos 1.152 milhões de euros, ou seja, 36% dos concursos promovidos ao longo deste ano.

Quanto aos contratos celebrados, nos primeiros nove meses de 2019, os contratos celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas, atingiram os 1.400 milhões de euros, valor que traduz um crescimento homólogo de 23%. Por sua vez, os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias registam uma quebra, em termos homólogos, de 13%, situando-se nos 322 milhões de euros. Globalmente, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados até ao final do terceiro trimestre de 2019 e registados no Portal Base, atingiram 1.801 milhões de euros, mais 10% que o verificado no período homólogo do ano passado.