CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mercado das Obras Públicas volta a crescer

22 de dezembro de 2017

Em Novembro, as promoções de concursos de empreitadas de obras públicas recuperaram face ao recuo significativo registado no mês anterior, com um total de 233 milhões de euros, mais 122 milhões que o verificado em Outubro.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, esta recuperação deve-se ao lançamento do concurso público relativo à construção dos túneis de drenagem da cidade de Lisboa, com um preço base de 106 milhões de euros.

Em termos acumulados, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até novembro registam um crescimento homólogo de 78% e ascendem a 2.654 milhões de euros.

O volume total de contratos celebrados em Novembro foi de apenas 94 milhões de euros, mantendo-se uma vez mais, bastante abaixo da média do ano, 144 milhões de euros. Devido à evolução positiva verificada até ao fim do 3º trimestre, o total de contratos celebrados e reportados desde o início do ano situa-se em 1.729 milhões de euros, ou seja, mais 39% em termos homólogos.

Os contratos celebrados no âmbito de concursos públicos representam 989 milhões de euros, mais 50% em termos homólogos. Note-se que este valor é 2,7 vezes inferior ao total de concursos promovidos, elevando o diferencial entre a contratação de empreitadas de obras públicas anunciadas e a celebração de contratos para 1,7 mil milhões de euros, no corrente ano.