CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

“Melhor Qualidade de Vida”: Lisboa sobe no ranking mundial

3 de abril de 2019

A capital portuguesa encontra-se na 37.ª posição, acima de Madrid, Barcelona, Paris, Londres ou Nova Iorque. É a 31ª cidade mais segura do mundo, subindo 12 posições em relação ao lugar que ocupava em 2005.

O 21º estudo anual Quality of Living da Mercer mostra que muitas cidades em todo o Mundo ainda oferecem ambientes atractivos para fazer negócios. As cidades melhores pontuadas são as que perceberam que a qualidade de vida é uma componente essencial no que se refere à atractividade de negócios e à mobilidade de talento.

Isto é particularmente importante num mundo em que “as tensões comerciais e as tendências populistas continuam a dominar o clima político e económico global. A conjugação entre o espectro de uma política monetária restritiva e a volatilidade iminente dos mercados leva a que os negócios internacionais se encontrem mais pressionados do que nunca para garantir que as operações no estrangeiro tenham sucesso” -refere o comunicado da Mercer.

Viena no Top

Viena, pelo 10º ano consecutivo, lidera o ranking, seguida de perto por Zurique (2ª). Em terceiro lugar partilhado encontram-se Auckland, Munique e Vancouver – a cidade com melhor ranking na América do Norte nos últimos 10 anos. Singapura (25ª), Montevideo (78ª) e Porto Luís (83ª) mantêm o seu estatuto enquanto as cidades com o ranking mais elevado na Ásia, América do Sul e África, respectivamente. Apesar de Bagdade continuar no lugar mais baixo da lista, verificaram-se melhorias significativas associadas aos serviços de segurança e saúde. Caracas, contudo, viu as suas condições de vida caírem devido à instabilidade política e económica.

O estudo da Mercer é um dos mais abrangentes e é desenvolvido anualmente para permitir a empresas multinacionais e outras organizações remunerarem os seus colaboradores de forma justa quando os colocam em projectos internacionais. Para além de dados importantes relativamente à qualidade de vida, o estudo da Mercer faz uma avaliação de mais de 450 cidades em todo o mundo. Este ranking inclui 231 destas cidades.

Segurança, liberdade e estabilidade...

Este ano, a Mercer disponibiliza um ranking separado sobre segurança pessoal que analisa a estabilidade interna das cidades, níveis de criminalidade, aplicação da lei, limitações à liberdade individual, relações com outros países e liberdade de imprensa. A segurança pessoal é um pilar de estabilidade em qualquer cidade, sem o qual os negócios e talentos não conseguem prosperar. Este ano, a Europa Ocidental lidera os rankings, com o Luxemburgo a ser considerado a cidade mais segura do mundo, seguido por Helsínquia, e as cidades suíças como Basileia, Berna e Zurique, juntas em segundo lugar. De acordo com o ranking de 2019 de segurança pessoal da Mercer, Damasco posiciona-se no fundo da tabela em 231º lugar e Bangui, na República Centro Africana, registou o segundo pior resultado, encontrando-se em 230º lugar.

Europa

As cidades europeias continuam a ter a qualidade de vida mais elevada do mundo, com Viena (1º), Zurique (2º) e Munique (3º) a ocuparem o primeiro, segundo e terceiro lugares na Europa, mas também no Mundo. 13 cidades do top 20 são europeias. As principais capitais europeias como Berlim (13º), Paris (39º) e Londres (41º) permaneceram estabilizadas no ranking deste ano, enquanto Madrid (46º) subiu 3 lugares e Roma (56º) subiu um. Minsk (188º) Tirana (175º) e São Petersburgo (174º) permaneceram como as cidades com o ranking mais baixo na Europa este ano, enquanto Sarajevo (156º) subiu três lugares devido à queda de crimes reportados.

Luxemburgo: a cidade mais segura; Lisboa em 31º do ranking

A cidade mais segura da Europa foi Luxemburgo, seguida de Basileia, Berna, Helsínquia e Zurique, reunidas em segundo lugar. Moscovo (200º) e São Petersburgo (197º) foram, este ano, as cidades menos seguras na Europa. As cidades que mais caíram no ranking na Europa Ocidental entre 2005 e 2019 foram Bruxelas (47º), devido aos ataques terroristas recentes e Atenas (102º), refletindo a sua recuperação lenta da convulsão económica e política, em seguimento da crise financeira mundial.

Lisboa, encontra-se este ano na 37ª posição, tendo subido uma posição relativamente ao ano passado,. Esta classificação permite-lhe estar acima de cidades como Paris (39ª), Londres (41ª) ou Nova Iorque (44ª). Contudo, o grande salto da capital portuguesa verifica-se no ranking da Segurança. Neste, Lisboa encontra-se na 31ª posição, subindo 12 lugares relativamente a 2005, onde se encontrava em 43º. Neste aspecto Lisboa encontra-se acima de cidades como Dublin (32ª), Paris (60ª) ou Barcelona (61ª).

Américas

Na América do Norte, as cidades canadianas continuam a reflectir os valores mais elevados, com Vancouver (3º) a registar o ranking mais elevado de qualidade de vida em geral, mas a partilhar o lugar com Toronto, Montreal, Ottawa e Calgary no que se refere a segurança. Todas as cidades norte americanas abrangidas pela análise caíram nos rankings deste ano, com Washington DC (53º) a ter a maior queda. A excepção foi Nova Iorque (44º) que subiu um lugar - visto a taxa de criminalidade na cidade continuar a baixar. Detroit mantém-se a cidade norte americana com a qualidade de vida mais baixa este ano, enquanto a capital haitiana Porto Príncipe (228º) é a mais baixa de todo o ranking americano. Questões de estabilidade interna e demonstrações públicas em Nicarágua fizeram com que Manágua (180º) caísse sete lugares no ranking de qualidade de vida este ano e a violência associada a cartéis e às elevadas taxas de criminalidade fizeram com que o ranking do México, de Monterrey (113º) e da Cidade do México (129º) permanecesse baixo.

Na América do Sul, Montevideo (78º) registou novamente a qualidade de vida mais elevada, enquanto a contínua instabilidade em Caracas (202º) fez a cidade cair nove lugares este ano no que se refere à qualidade de vida e 48 lugares no que se refere à segurança, para 222º lugar, tornando-a a cidade menos segura no continente americano. A qualidade de vida manteve-se basicamente inalterada durante o último ano em outras cidades chave como Buenos Aires (91º), Santiago (93º) e Rio de Janeiro (118º).

Sudeste Asiático e África

Dubai (74º) continua a registar o ranking mais elevado em todo o Sudeste Asiático quanto a qualidade de vida, seguida de perto por Abu Dhabi (78º); enquanto Sanaa (229º) e Bagdade (231º) contam com o pior registo na região. A abertura de instalações de lazer como parte do Saudi Arabia’s 2030 Vision, fez com que Riade (164º) subisse uma posição este ano. Uma queda na taxa de criminalidade e a ausência de incidentes terroristas nos últimos 12 meses fez com que Istambul (130º) subisse quatro lugares. As cidades mais seguras do Sudeste Asiático são Dubai (73º) e Abu Dhabi (73º). Damasco (231º) é a cidade menos segura, tanto no Sudeste Asiático como no mundo.

Em África, Porto Luís (83º) foi a cidade com melhor qualidade de vida e também a mais segura (59º). Relativamente à qualidade de vida em geral, é seguida de perto por cidades sul-africanas como Durban (88º), Cidade do Cabo (95º) e Joanesburgo (96º), apesar destas cidades ainda registarem rankings baixos no que se refere à segurança pessoal. Questões relacionadas com a escassez de água na Cidade do Cabo contribuíram para que caísse um lugar este ano. Por outro lado, Bangui (230º) registou o pior resultado para este continente e também apresentou o ranking mais baixo relativamente à segurança pessoal (230º). O progresso da Gâmbia na direcção de um sistema político democrático e a melhoria das relações internacionais e direitos humanos fizeram com que Banjul (179º) tivesse a maior melhoria na qualidade de vida em África, como também no mundo, tendo subido seis lugares este ano.

Ásia-Pacífico

Na Ásia, Singapura (25º) apresenta a melhor qualidade de vida, seguida por cinco cidades japonesas como Tóquio (49º), Kobe (49º), Yokohama (55º), Osaka (58º), e Nagoya (62º), e depois Hong Kong (71º) e Seoul (77º), que subiram dois lugares este último ano graças ao retorno da estabilidade política. No Sudeste Asiático, outras cidades notáveis são Kuala Lumpur (85º), Bangkok (133), Manila (137º) e Jacarta (142º); e em território chinês: Shangai (103º), Pequim (120º), Guangzhou (122º) e Shenzhen (132º). No que se refere à segurança pessoal, de todas as cidades do Este e Sudeste Asiático, Singapura (30º) registou o melhor ranking e Phnom Penh (199º) o pior. A segurança continua a ser um problema nas cidades centro asiáticas como Almaty (181º), Tachkent (201º), Asgabat (206º), Dushanbe (209º) e Bichkek (211º).

No Sul Asiático, as cidades indianas de Nova Deli (162º), Mumbai (154º) e Bangalore (149º), não registaram qualquer alteração em comparação com o ranking para a qualidade de vida em geral do ano passado, com Colombo (138º) a marcar presença no topo do ranking. Em 105º lugar, Chennai é a cidade da região mais segura, enquanto Karachi (226º) é a menos segura.

Nova Zelândia e Austrália continuam com um ranking de qualidade de vida elevado, com Auckland (3º), Sidney (11º), Wellington (15º) e Melbourne (17º) a permanecerem no top 20. As principais cidades australianas marcam todas presença no top 50 de segurança, com Auckland e Wellington no topo do ranking de segurança na Oceânia, juntas em nono lugar.

A Mercer produz todos os anos rankings mundiais de qualidade de vida a partir dos seus Worldwide Quality of Living Surveys. Os relatórios individuais são criados para cada cidade analisada. Encontram-se disponíveis índices comparativos de qualidade de vida entre a cidade base e a cidade anfitriã, bem como comparações entre múltiplas cidades. Mais informações disponíveis em www.mercer.com/qualityofliving.