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'Mega' projecto turístico para Setúbal envolto em polémica

24 de outubro de 2016

Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, coloca reservas à construção da futura marina no âmbito do 'mega' projecto turístico com um valor de 250 milhões de euros, para a zona ribeirinha de Setúbal. Um investimento de David Chow, da empresa chinesa Macau Legend, que pretende construir um resort, com hotéis e uma marina na cidade sadina, novas ligações marítimas a Tróia e passa pela integração do Casino de Tróia na operação. 

Segundo o diário da Região, o Setúbal na Rede, o Ministério do Mar, que tem uma palavra decisiva na aprovação da nova marina de Setúbal, apresenta reservas sobre o projecto por este poder colocar em causa o acesso de navios ao Porto de Setúbal. 

"Sobre a marina de Setúbal, processo que está a ser conduzido pela Câmara Municipal de Setúbal, existem as maiores reservas da nossa parte. Nunca se permitirá que seja posto em causa o canal de circulação - de navios - dentro do Porto de Setúbal", afirmou Ana Paula Vitorino durante as Jornadas Parlamentares do PS, realizadas em Sesimbra no fim-de-semana de 15 e 16 de Outubro.

O jornal indica que a ministra coloca em causa o nível de entrada no rio da marina projectada para a zona do Naval, que, pelo que se conhece do projecto, chega a uma zona fluvial que coincide com o chamado ‘Canal Norte’, o principal canal de entrada de navios no estuário do Sado. 

Depois das declarações de Ana Paula Vitorino, a polémica instalou-se e a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, saiu em defesa do projecto e acusou o PS de querer prejudicar este processo para favorecer o Partido Socialista nas próximas eleições autárquicas. O PS entretanto, revelou que o Governo está preocupado com com a competitividade do Porto de Setúbal.

Marina pode ser alterada porque não é “fundamental ou imprescindível” ao projecto

Entretanto, a Macau Legend Development, veio também revelar que a marina pode ser alterada porque não é “fundamental ou imprescindível” ao projecto e que, como tal, as dimensões desse equipamento devem ser definidas no caderno de encargo do concurso público que deverá ser lançado para esse efeito.

Duarte Pinto Gonçalves, responsável para Portugal da Macau Legend, em entrevista ao Diário da Região, revelou que as reservas da ministra do Mar à compatibilização da marina com o aprofundamento do Canal Norte do rio, correspondem a um visão “correcta e prudente”.

"Neste momento não existe um projecto! Existe um esboço realizado pelos nossos arquitectos, que apenas corresponde a uma ideia. Ideia essa que terá que ser concretizada após a elaboração do respectivo plano de pormenor para a área e conhecimento do eventual concurso de marina. Portanto, tudo está aberto a discussão e alteração", salientou.