CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

“Maioria dos prédios transaccionados são para reabilitar” - diz a RE/MAX

6 de janeiro de 2021

Entre dezembro de 2019 e novembro de 2020, a RE/MAX Portugal, a maior rede imobiliária a operar em território nacional, foi responsável pela comercialização de 273 prédios, correspondentes a um total de 501 transacções imobiliárias.

”Apesar de um decréscimo de 27% face a período homólogo, que se explica pela conjuntura pandémica, só entre Janeiro e Novembro de 2020, a venda de prédios significou um volume de preços na ordem dos 82,5 milhões de euros” afirma a rede de mediação .

O preço médio por prédio fixou-se nos 382 mil euros e, de acordo com a empresa, a maior parte desses prédios transaccionados têm como fim a reabilitação, o que contribui “para a recuperação de várias áreas urbanas, subvalorizadas e desaproveitadas” enfazia a empresa em comunicado.

Dos compradores envolvidos nas transacções realizadas nos últimos doze meses, 83,4% foram nacionais, uma ligeira subida face a igual período de 2019 (81,2%), e os distritos com maior número de vendas foram Lisboa (38,4%), seguindo-se Setúbal (15,6%) e Porto com 11,6% e Coimbra (6%).

No caso dos compradores internacionais, verificou-se que em termos do número de imóveis 2,2% coube a compradores franceses, seguindo-se os brasileiros e os chineses (2% cada nacionalidade) e os ingleses (1,5%).

Beatriz Rubio, CEO da REMAX Portugal, citada no comunicado, destaca que “os prédios transaccionados são tendencialmente transformados em habitação, uma vez que outras opções, como a conversão em escritórios ou espaços destinados à actividade comercial e empresarial, em função do actual contexto pandémico, revelam-se menos atractivas do que o eram há um ano”.