CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Maior residência universitária e a primeira da belga Xior no Norte do país está quase concluída

28 de setembro de 2020

A maior residência universitária e a primeira da belga Xior no Norte do país está quase concluída. São  450 camas na Asprela, no Porto e foi assinado pelo gabinete PG Arquitectos.

A Barbot foi a marca escolhida para garantir o isolamento do edifício de nove mil metros quadrados.

O Barbotherm EPS é um sistema de isolamento térmico criado pela Barbot que assegura uma poupança energética até 30%, a um custo reduzido, potenciando o conforto dentro de casa.

“O nosso grande desafio nesta obra foi conseguir o tom de cinzento pretendido pelo gabinete de arquitectura e que garantisse a qualidade da solução, nomeadamente no que diz respeito à durabilidade e eficiência energética”, explica Jorge Pereira, Area Manager da Barbot. O responsável acrescenta, ainda, que a aplicação do Barbotherm EPS demorou seis meses, já que o edifício apresenta uma “forma fora do vulgar”.

Jorge Pereira reforça ainda que esta solução é a ideal para este tipo de projecto, pois “permite manter uma temperatura óptima dentro das habitações durante todo o ano”. Deste modo, é reduzida a utilização de aparelhos de climatização. Além destas vantagens, o sistema assegura uma maior durabilidade do edifício, já que proporciona uma protecção acrescida das fachadas face aos agentes atmosféricos.

De recordar que a Xior celebrou há cerca de um ano, um acordo com a U.hub para a compra do portefólio de residências de estudantes por 130 milhões de euros, o maior negócio neste segmento de mercado em Portugal. 

Após a concretização desta operação, a Xior passou a deter uma carteira de 2.574 camas para estudantes em Portugal, tornando-se líder de mercado neste segmento. A empresa já tinha adquirido duas residências à Promiris operadas pela Odalys (674 camas), num negócio que ascendeu a 28 milhões de euros.