CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Madonna veio dinamizar o mercado imobiliário em Lisboa

15 de junho de 2017

Desta vez foi a Bloomberg a dedicar um artigo ao mercado imobiliário da capital portuguesa, realçando o facto da cantora norte-americana ter despertado o interesse nas qualidades de Lisboa.

Refere ainda que não foi apenas Madonna a ficar rendida aos encantos de Portugal e da sua capital, outras figuras famosas internacionais também já compraram casa no nosso país. A sua fama faz com que a procura seja manchete na comunicação social.

Contudo, isso faz despertar o Mundo para o mercado imobiliário nacional e Gustavo Soares, diretor do Sotheby’s International Realty, revelou à Bloomberg: "ter Madonna a procurar propriedades em Lisboa não é apenas uma coisa cool para o mercado; é algo que faz manchetes e continua a impulsionar as vendas imobiliárias em Lisboa e noutros lugares em Portugal".

Apesar desta euforia, o artigo revela ainda que os preços das casas têm vindo a subir significativamente e cita a Confidencial Imobiliário para frisar que o custo médio das casas cresceu 35% face a 2012, para 2,318 euros por metro quadrado em 2016.

Um aumento que traz preocupações à população portuguesa. A Bloomberg ouviu Leonor Duarte, fundadora do grupo “Living in Lisbon”, que levou a cabo a iniciativa de reunir assinaturas para uma carta dirigida ao governo pedindo que ajudasse as famílias locais a acederem a habitação na cidade. "Existe um grave problema de acessibilidade para as famílias portuguesas quando se trata do mercado imobiliário em Lisboa", adiantou a responsável.

Também os benefícios fiscais a estrangeiros que comprem casa e residam em Portugal não foram esquecidos no artigo, revelando que são também factores atractivos para os investidores. 

A Bloomberg lembrou ainda a entrevista do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos,do dia 6 deste mês em que afirmou que "hoje, Lisboa é também um destino para a elite mundial como Madonna e Philippe Starck", referindo-se ao designer que passou o tempo na Comporta e Cascais perto da capital. "É a cidade-estrela da Europa".

Vasconcelos defendeu as políticas do Governo, observando que, ao contrário de cidades como Londres ou Paris, o boom dos preços em Lisboa é limitado a alguns bairros. "Não há uma bolha ou uma bolha pré-bolha", revelou o governante. "Não é comparável".

Leia o artigo na íntegra AQUI