CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

MAAT celebra 3º aniversário este fim-de-semana

2 de outubro de 2019

Entre a próxima sexta-feira e domingo o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia comemora o seu 3.º aniversário: um cine-concerto de Legendary Tigerman, visitas gratuitas e oficinas para famílias vão marcar três dias de celebrações.

De acordo com o museu, o terceiro aniversário será festejado com um fim de semana alargado de portas abertas, actividades para famílias, a inauguração de quatro novas exposições, e uma série de performances musicais. Um cine-concerto do Legendary Tigerman terá lugar na sexta-feira, às 19:00, uma performance de Alice Joana Gonçalves, com Daddy G., marca o sábado, dia do aniversário do museu, e o jazz à beira-rio encerra o programa de festas.

Durante o fim de semana alargado haverá oficinas para famílias, visitas às exposições, sessões para públicos invisuais ou baixa visão, e o Arquitectura em Curtas: Festival de Curtas Metragens sobre Arquitectura.

A assinalar a efeméride são inauguradas esta quinta feira quatro novas exposições: "Vasco Barata - Dreamers Never Learn" – sobre a falta de espaço nas áreas urbanas e a especulação imobiliária; "Ama como a Estrada Começa", de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira - uma reflexão sobre espaços de controlo e dissidência dos corpos; "Anima Vectorias", da artista Angela Bulloch – que compreende trabalhos em vídeo, com múltiplas projecções, animações 3D, avatares e dispositivos de realidade virtual; e, finalmente, a exposição "Economia de Meios" que se realiza no âmbito da 5.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que também tem início esta semana sob o título "A Poética da Razão".

 

O projecto notável

Inaugurado em 4 de Outubro de 2016, o MAAT é um museu de arte contemporânea em Lisboa, que cruza também a arquitectura e a tecnologia, situado na zona de Belém, junto ao rio Tejo, criado pela Fundação EDP.

O museu compreende também as instalações da antiga Central Tejo - ex-museu da Electricidade.

O novo edifício, desenhado pela arquitecta britânica Amanda Levete, do ateliê AL_A, foi inaugurado a 4 de Outubro de 2016, sob a direcção do arquitecto Pedro Gadanho, substituído este ano pela italiana curadora e crítica de arte Beatrice Leanza.

O MAAT ocupa uma área de 38 mil metros quadrados e é parte integrante da Fundação EDP, que pertence ao Grupo EDP - Energias de Portugal.