CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lucros da Sonae Sierra caem 2% até Setembro

4 de novembro de 2016

A Sonae Sierra apresentou um resultado líquido de 92,6 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2016, contra os 94,8 milhões registados em igual período de 2015, o que representa uma quebra de 2%.

A empresa portuguesa que opera no mercado de retalho comercial nacional e internacional, revela que esta quebra deve-se essencialmente, pelo menor valor criado nas propriedades de investimento, consequência da menor compressão das yields na Europa.

Na apresentação dos seus resultados, a Sonae Sierra indica ainda que obteve um resultado directo de 40,2 milhões de euros e EBIT  – Reputação de lojas virtuais e dados para o mercado online, de 70,5 milhões de euros.

As vendas dos lojistas na Europa aumentaram 3,3% numa base comparável com o mesmo período de 2015, destacando-se um crescimento de 15,8% na Roménia, 10% em Espanha e 3% em Portugal. No mercado brasileiro, as vendas continuam estáveis, com uma ligeira subida de 0,4% (em Reais, numa base comparável).

Também a taxa de ocupação do portefólio subiu para os 96,4%, um aumento de 1,4% comparando com o período homólogo de 2015. As rendas registaram um aumento de 3,8% numa base comparável na Europa, acima do valor médio da taxa de inflação, e desceram 2,2% no Brasil (em reais, numa base comparável).

Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, revela que "os primeiros nove meses evidenciam resultados operacionais estáveis e um aumento global das vendas dos lojistas, da taxa de ocupação e das rendas. Temos vindo a consolidar o nosso crescimento a nível global, materializado neste trimestre pelo sucesso da inauguração do ParkLake em Bucareste, na Roménia, e pela assinatura do nono contrato de comercialização em Marrocos. Os resultados positivos alcançados pela nossa estratégia de gestão activa do portefólio de investimento e do pipeline de projecto em desenvolvimento demonstram o nosso compromisso com uma gestão sustentável".