CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Loulé: Outlet do Mar Shopping inaugurado até ao final do ano

31 de outubro de 2017

O MAR Shopping Algarve, em Loulé, foi inaugurado a 26 de Outubro com praticamente toda a área comercializada. Com uma Área Bruta Locável (ABL) de 41.000 m², o MAR Shopping Algarve vem reforçar a oferta comercial da região com 110 novas lojas, restaurantes e vários espaços de lazer. A sua abertura corresponde à inauguração da segunda fase do cluster comercial que o Grupo IKEA está a desenvolver no concelho de Loulé, que inclui ainda uma loja IKEA com 24.000 m² (em funcionamento desde Março de 2017) e um outlet com 17.000 m² (cuja inauguração deverá acontecer até ao final do ano).

 

JLL responsável pela comercialização das lojas

À semelhança do que ocorreu com o lançamento de outros centros comerciais do Grupo IKEA no nosso país, o grupo sueco voltou a confiar à consultora JLL o processo de comercialização  do seu segundo grande projecto em Portugal: o MAR Shopping Algarve.

A JLL já tinha sido responsável pela comercialização do MAR Shopping Matosinhos, inaugurado em 2008. Em ambos os centros, a consultora garantiu uma taxa de comercialização perto de 100% à data da abertura, com um mix de lojas inovador, diversificado e que introduziu muitas novidades para os consumidores das respectivas regiões, incluindo a estreia de diversas marcas e a aposta em lojas diferenciadas, quer pela dimensão quer pelo conceito.

 

Mar Shopping: 110 lojas, um sucesso de comercialização

“A qualidade do projecto, o seu posicionamento para o consumidor do século XXI e o facto de ter o cunho de um dos maiores especialistas mundiais no retalho e uma marca bem conhecida do grande público, o grupo IKEA, fizeram com que a comercialização das 110 lojas do MAR Shopping Algarve fosse um verdadeiro sucesso. O centro criou mesmo condições para que o Algarve voltasse ao mapa de expansão dos grandes retalhistas, sendo o palco escolhido por alguns para introduzir novas marcas na região”, comenta Patrícia Araújo, Head of Retail da JLL.

 

Mercado travou «a fundo»…

No total, o conjunto comercial aumenta o stock nacional de retalho em 82.000 m2, aos quais se devem juntar, ainda este ano, os cerca de 16.500 m2 do Évora Shopping, na cidade alentejana. Para 2018, está prevista a expansão do Norte Shopping, em Matosinhos, com 21.000 m2, e posteriormente apenas se conhece o projecto de expansão do Colombo, ainda sem data concreta.

O mercado de centros comerciais em Portugal conta actualmente com um stock de 3,7 milhões de m2, traduzindo um total de 279 m2 de ABL por 1.000 habitantes, acima da média europeia de 212 m2/1.000 habitantes.

Com um percurso de mais de 30 anos, esta indústria registou uma forte expansão entre o final dos anos 90 e a primeira década de 2000, com cerca de 1,03 milhões de m2 a inaugurarem entre 2007 e 2011. Nos últimos seis anos, o mercado travou a fundo e, neste período, contabilizam-se apenas 183.002 m2 ( ) , dos quais a quase totalidade (97%) abre portas este ano (98.419 m2) e no ano passado (78.583 m2).