CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Longueira/Almograve: a freguesia que mais cresceu graças à população migrante que trabalha na agricultura de estufas

17 de agosto de 2021

A freguesia de Longueira/Almograve (concelho de Odemira, no distrito de Beja) foi a que, em termos relativos, mais população captou nesta última década, tendo crescido 72,4% face ao anterior Censo de 2011 para 2338 habitantes. A conclusão resulta de de um estudo feito pelo Grupo Marktest com base nos dados preliminares do recente recenseamento populacional

 A explicação para este facto não é, talvez, pelas melhores razões. Recorde-se que o concelho de Odemira tem visto crescer como cogumelos terrenos de produção agrícola em estufa, com o consequente aumento da população migrante residente ou sazonal, em condições de trabalho e de residência, em muitos casos, injustas e degradantes. O caso foi levantado ainda há pouco tempo graças a um surto de covid-19 na região. Segundo a análise topográfica feita a partir de imagens de satélite, as estufas deverão ocupar actualmente no concelho de Odemira o equivalente a qualquer coisa como 1.600 campos de futebol!

 

Mais homens que mulheres...

Além do maior crescimento relativo entre Censos, refere o estudo da Marktest, “Longueira/Almograve registou também uma clara inversão da relação de masculinidade, pois o número de habitantes do sexo masculino mais do que duplicou naquele período. Se, em 2011, a proporção de homens e mulheres era quase idêntica, neste momento existem mais 76% de homens do que de mulheres, o que coloca a freguesia na 2ª posição das que têm maior proporção de população masculina”.

No topo da lista de freguesias com um maior peso de população masculina está Carvalhal (Grândola), onde o número de homens é mais do dobro do número de mulheres e Alcoentre, com mais 68% de homens do que de mulheres. Em ambos os resultados são influenciados claramente pela existência de dois grandes presídios para homens.

No total das 3092 freguesias do país, 2740 têm mais mulheres do que homens, 331 têm mais homens do que mulheres e 21 têm o mesmo número de homens e mulheres.

Os dados preliminares dos Censos 2021, conduzidos pelo INE, e analisados pelo Grupo Markteste, revelam que em 2021 residem em Portugal 10 347 892 indivíduos, o que corresponde a uma descida de 2,0% face a 2011.

 

As três freguesias mais populosas

As freguesias que ocupam o pódium das mais populosas são: Algueirão-Mem Martins (com quase 69 mil habitantes, mais 3,6% do que em 2011); a União de Freguesias Cascais e Estoril (com 64 mil residentes, mais 4%) e a freguesia de Odivelas (com cerca de 60 mil habitantes, mais 0,2%) .

 

As menos populosas

O ´podium das menos poulosas estão: a freguesia de Mosteiro (concelho de Lajes das Flores, nos Açores), com apenas 19 habitantes (menos 24 do que há 10 anos); Lajedo (75 habitantes) e Fajãzinha (71 habitantes), ambas também no concelho das Lajes das Flores .