CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa vai ter um Hotel-Museu na Junqueira

20 de novembro de 2017

O projecto de ampliação do antigo Palácio dos Condes da Ribeira Grande – ex-Liceu Rainha D. Amélia - para uma unidade hoteleira de cinco estrelas, na rua da Junqueira, poderá ser viabilizado esta quinta-feira na reunião do executivo municipal de Lisboa.

O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, propõe “a homologação favorável condicionada” da informação prévia para a “reabilitação e ampliação” do antigo Palácio dos Condes da Ribeira Grande, capela e edifício de gaveto para “unidade hoteleira de cinco estrelas e a construção de um outro corpo destinado a museu”.

A proposta estabelece que a decisão fica condicionada aos pareceres da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), que obriga a sondagens arqueológicas, e do Turismo de Portugal, acautelando o cumprimento da legislação das acessibilidades.

O projecto, da autoria do gabinete de Arquitectura Metrourbe e promovido pela Fibeira, cujo administrador é Armando Martins, tem uma área de 8.291,45 metros quadrados (m2) destinada a hotel e de 1.162 m2 para equipamento. A unidade hoteleira deverá ter 128 camas, em 64 unidades de alojamento (duas suítes, 56 quartos duplos e seis apartamentos em estúdio).

A intervenção encontra-se abrangida pela ‘zona especial de protecção’ conjunta da Capela de Santo Amaro, da Casa Nobre Lázaro Leitão Aranha, do Palácio Burnay e do “salão Pompeia” do antigo Palácio da Ega, e no perímetro do Plano de Pormenor do Centro de Congressos.

A proposta do vereador socialista considera que a “operação urbanística tem impacte relevante” e que, por cada 100 m2 de superfície de pavimento “deverão ser cedidos para o domínio municipal 30 m2 para espaços verdes e de utilização colectiva e equipamentos”.

As cedências, no entanto, podem ser dispensadas mediante o pagamento das correspondentes compensações, devidamente justificadas com suporte no contexto urbano”, lê-se no documento.

A DGPC, de acordo com a acta da comissão de avaliação, considerou que o projecto de licenciamento deverá “explicitar com maior pormenor as soluções projectuais” e que devem ser “previstas sondagens arqueológicas no logradouro” antes da intervenção.

 

Uma ala moderna no jardim das traseiras

Será nesta área do logradouro do imóvel nos números 62 a 70 da rua da Junqueira que está previsto um novo piso em cave para estacionamento, refere-se no documento da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Lisboa.

O Turismo de Portugal condiciona o seu parecer favorável ao cumprimento, na fase de licenciamento, da legislação que regula a mobilidade condicionada e acessibilidades, uma vez que não foram apresentados elementos de pormenor relacionados com estas normas técnicas.

O edifício do Palácio dos Condes da Ribeira Grande, na freguesia de Alcântara foi, durante muito tempo, utilizado como espaço de ensino – colégios Arriaga e Novo de Portugal, liceus D. João de Castro e Rainha D. Amélia – e encontra-se referenciado na Carta Municipal do Património.

O palácio, perto do Hospital Egas Moniz e da Cordoaria Nacional, terá sido construído nas primeiras décadas do século XVIII e possui o interior muito deteriorado.

A proposta de homologação favorável condicionada para a sua adaptação a unidade hoteleira e espaço de exposições, com reabilitação do palácio e construção de um novo imóvel anexo, vai ser discutido na reunião camarária de 5.ª Feira, 23 de Novembro.

Lusa/DI