CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Lisboa vai inaugurar 11 hectares de parque verde

23 de janeiro de 2018

O Parque Urbano do Vale da Montanha, que liga a Avenida Almirante Gago Coutinho  (comummente designada por avenida do aeroporto) e a Avenida Marechal António de Spínola,  em Chelas e que é delimitado ainda pelo parque da Bela Vista Sul e a Linha de Cintura Interna, junto ao Areeiro, tem 11 hectares e será inaugurado em breve – a informação foi revelado pela publicação especializada sobre a cidade de Lisboa “O Corvo” e confirmada pela autarquia, em nota enviada àquela publicação .

O novo parque urbano – segundo ainda O Corvo -  “permitirá ainda a ligação ao novo Parque Urbano do Casal Vistoso, através de uma ponte ciclopedonal inaugurada em 2012 – como parte das contrapartidas pela realização do Rock in Rio. O novo espaço público insere-se no programa de expansão do Corredor Verde Oriental, que no seu conjunto terá uma extensão de cerca de 150 hectares, assegurando a ligação à zona ribeirinha, em Marvila” informa aquela publicação.

Os terrenos intervencionados e que durante muitos anos foram baldios necessitaram de ser «modelados», tendo envolvido “a deposição e movimentação de grandes quantidades de terras” – explica a CML na nota enviado ao O Corvo. Segundo o executivo camarário, “para além das plantações de árvores e arbustos e da instalação de prados e relvados, o espaço reflecte sobretudo um trabalho de modelação de terreno que visou proteger os utilizadores da exposição visual e sonora à linha de cintura e à Avenida dos Estados Unidos da América”.

As obras tiveram início em 2015 e estão praticamente concluídas, faltando apenas a terminar os acabamentos do zona do Quiosque-Bar e o parque infanto-juvenil. 

A modelação do terreno e a criação de linhas de drenagem naturalizadas – refere a CML - , promovem o escoamento à superfície  e restituem o circuito hidrológico próprio de um vale, “contribuindo desta forma para promover a retenção de águas e a sua infiltração”.

Quem por lá passar agora não ficará particularmente “extasiado” com a mancha verde criada, mas os muitos milhares de pés de árvores e arbustros autóctones lá plantados e sabiamente distribuídos fazem ainda o seu percurso de crescimento. E a natureza tem o seu tempo próprio, não convém apressá-la…

Fotos: Cortesia O Corvo