CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lisboa sobe 5 posições nas cidades com melhor qualidade de vida

20 de março de 2018

Viena é a cidade com melhor qualidade de vida a nível mundial, pelo 9.º ano consecutivo. Lisboa encontra-se na 38.ª posição, acima de cidades como Paris, Londres, Milão, Madrid e Nova Iorque.

Segundo a 20.ª edição do estudo anual Quality of Living da Mercer, as cidades das economias emergentes, apesar da instabilidade económica e política, estão a conseguir aproximar-se das cidades com melhores classificações, através do elevado investimento em infraestruturas, espaços de entretenimento e habitação. Desta forma, estas cidades procuram reforçar o seu posicionamento para atrair talento e captar projetos de investimento de empresas multinacionais.

A cidade de Viena, Áustria, lidera o ranking, seguida por Zurique (2.º lugar), Auckland e Munique, ambas em 3.º lugar. Vancouver completa o top das cinco melhores cidades, apresentando-se como a cidade norte-americana melhor posicionada no ranking. Singapura (25.º lugar) e Montevideu (77.º lugar) são as cidades mais bem classificadas na Ásia e América Latina, respectivamente.

De acordo com Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal , "com o aumento da globalização e as alterações demográficas da força de trabalho – atrair e reter  pessoas é um dos principais desafios para as empresas nos próximos cinco anos". O responsável acrescenta que  "isto é tanto mais verdade se pensarmos que estamos a assistir a um fenómeno em que a força de trabalho é cada vez mais díspar, móvel, fortemente exposta ao digital e com necessidades e aspirações muito diferentes no que se refere à carreira, estilo de vida e, finalmente, onde e como quer trabalhar. É fundamental que as empresas considerem estes fatores na sua proposta de valor, quer para os seus colaboradores locais, como para os expatriados".

Este ano a Mercer disponibiliza ainda um ranking em separado sobre as condições de saneamento das cidades, que analisa as infraestruturas relacionadas com a remoção de resíduos e esgotos, níveis de doenças infeciosas, poluição do ar, fornecimento e qualidade de água. Trata-se de aspetos importantes para a atractividade de uma cidade, tanto ao nível do talento, como para o investimento directo estrangeiro das empresas. Honolulu lidera o ranking do Saneamento das Cidades, seguida por Helsínquia e Otava, ambas em 2.º lugar. Nas piores posições encontram-se Dhaka (230.º lugar) e Port-Au-Prince (231.º lugar).