CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Lisboa ganha novo parque verde com 11 hectares

21 de março de 2018

Onde antes havia um espaço abandonado e degradado, surge agora um novo espaço verde requalificado. O novo Parque Urbano do Vale da Montanha, fica nas traseiras da Avenida Gago Coutinho e tem 11 hectares de verde, para disfrutar com percursos pedonais e cicláveis e parque infantil. A inauguração ocorre quando se assinala o Dia Mundial da Árvore.

Nesta primeira fase – segundo informa a autarquia da capital – “o parque estende-se entre a Avenida Marechal António Spínola e a ponte ciclo pedonal que liga a Bela Vista ao Casal Vistoso e proporciona uma nova ligação entre o Bairro do Armador, as Olaias e as Avenidas Novas formando um contínuo com o Parque da Bela Vista”. Rede de percursos pedonais e clicáveis, duas praças, parque infantil e quiosque são algumas das estruturas que contribuem para a diversificação de usos deste espaço.

Fazendo o histórico da intervenção no local que é uma das linhas de água mais importantes de Lisboa, a autarquia diz que ela “envolveu a deposição e movimentação de grandes quantidades de terras com vista à plantação de árvores e arbustos, instalação de prados e relvados e, através da modelação do terreno, à diminuição do impacto sonoro e visual das Avenidas Marechal António Spínola e Estados Unidos da América para os utilizadores do parque”.

A Câmara de Lisboa enfatiza a escolha de “espécies arbóreas adaptadas às características do solo e clima desta zona, aumentando a sua resistência e reduzindo as necessidades de manutenção, nomeadamente de rega” e o racional aproveitamento da água, opções que refletem a estratégia municipal de “implementação de espaços verdes de elevada qualidade e baixos custos de manutenção”.

O Parque Urbano do Vale da Montanha, cuja segunda fase irá iniciar-se em breve, insere-se no programa de expansão do Corredor Verde Oriental, que no seu conjunto terá uma extensão de cerca de 150 hectares, assegurando a ligação do Areeiro à zona ribeirinha, em Marvila.