CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lagoas Park vendido pela Teixeira Duarte a fundo europeu

26 de maio de 2018

A Teixeira Duarte anunciou hoje que vendeu a totalidade do capital social da Lagoas Park a uma subsidiária do fundo europeu de "private equity" Kildare.

Num comunicado enviado à CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Teixeira Duarte informa ainda que a "Lagoas Park, S.A. é proprietária de 13 edifícios de escritórios com cerca de 85.000 m² de espaços verdes, lagos e cascatas e mais de 5.000 lugares de estacionamento, 12 restaurantes, um hotel de 4 estrelas, um centro de congressos, um ‘health club’, parque de estacionamento público, um colégio e uma galeria comercial com serviços diversos, integrados num empreendimento imobiliário em Porto Salvo, Oeiras, “onde estão instaladas grandes empresas de renome".

A Teixeira Duarte indica ainda que "em conjunto com a sua participada Teixeira Duarte - Gestão de Participações e Investimentos Imobiliários, S.A. celebrou na sexta-feira um contrato para alienação da totalidade do capital social da sociedade Lagoas Park a uma subsidiária do fundo europeu de “private equity” Kildare, por um valor final a ser apurado e com um impacto nos resultados do Grupo de cerca de 25 milhões de euros".

Segundo a Lusa, em Abril “fontes do mercado imobiliário” citadas pelo Negócios avaliavam o empreendimento em 300 milhões de euros.

Além da Lagoas Park, SA, a Teixeira Duarte também quer vender a participação de 7,5% na Lusoponte, concessionária das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, no âmbito do acordo fechado com a banca para reduzir o passivo bancário.

De acordo com o Relatório e Contas de 2017 do grupo da empresa, a Teixeira Duarte quer vender estes activos na sequência do programa de alienação de activos no valor de 500 milhões de euros anunciado na semana passada.

A posição de 9% que a Teixeira Duarte detém na AutoEstradas do Baixo Tejo (AEBT – Vias do Baixo Tejo), os 100% que possui da Bonaparte – Imóveis Comerciais e Participações e a TDHOSP – Gestão de Edifício Hospitalar, empresa gestora do novo edifício do Hospital de Cascais, estão entre os “activos detidos para venda” estão ainda .

Em 12 de Abril, a Teixeira Duarte tinha já anunciado que quer vender 90% da TDHOPS por cerca de 19,4 milhões de euros, tendo para efeito celebrado a 9 de Abril um contrato com subsidiárias de um fundo de investimento gerido pela sociedade gestora '3i Investments. O negócio aguarda autorização do Estado.

Ainda classificados como “activos para venda” estão os 0,04% de capital que a Teixeira Duarte ainda detém no Banco Comercial Português (BCP).

A Teixeira Duarte comunicou, em Abril, ao mercado ter fechado um acordo com o BCP, a CGD e o Novo Banco para "uma redução significativa do passivo bancário, alinhada com um programa de alienação de ativos no valor de cerca de 500 milhões de euros".

LUSA/DI