CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

Já chegaram a Lisboa os materiais que moldarão o futuro

10 de junho de 2016

«What's Next?» é o nome da exposição na Roca Lisboa Gallery, que mostra uma selecção de materiais avançados que têm sido aplicados com êxito por designers e arquitectos, assim como projectos de investigação desenvolvidos por escolas e universidades.

A exposição, organizada em colaboração com a Materfad – Centro de Materiais de Barcelona, inaugurada no passado dia 7 de Junho, contou com a presença da arquitecta Valerie Bergeron, e reuniu diversos protagonistas do mundo da arquitectura, engenharia e design.

Os inovadores materiais seleccionados pela Materfad podem ser aplicados em áreas tão diversas como a aeronáutica (alguns foram testados pela NASA), a construção, o desporto e a engenharia nuclear ou, simplesmente, usados numa normal saída à noite.  É o caso do Goya, o colar que estimula a interação social. Basta que o portador receba um abraço caloroso e o colar começa a brilhar.

A nova geração de materiais inspirados na natureza também parece ter saído de um filme futurista. Moléculas e átomos de fungos, bactérias e outros agentes vivos podem acabar por ser controlados de uma forma precisa e constituir uma alternativa a materiais sintetizados ou processados pelo Homem. Será que um dia poderemos cultivar uma cadeira ou fazer com que a nossa roupa cresça?

A exposição pode ser vista até Outubro.