Investidores imobiliários de residências para estudantes em Lisboa

12 de Outubro de 2017

Lisboa vai receber, em Novembro, uma conferência internacional sobre investimento imobiliário em residências para estudantes universitários, um evento que deverá atrair entre 600 a 800 pessoas.

Em declarações à agência Lusa, um dos organizadores da "The Class Conference" em Portugal, Miguel Santo Amaro, compara o evento ao Web Summit (maior evento mundial na área da tecnologia), sendo que "aqui trata-se dos maiores investidores e de grandes projetos no setor imobiliário em residências de estudantes".

Na primeira vez que se realiza em Portugal, a conferência vai este ano tratar do tema "Building Bridges Over Growing Barriers" (construir pontes sobre barreiras em crescimento), juntando investidores e especialistas na área, que pretendem "construir um ecossistema onde cidades, universidades e o setor imobiliário se juntam de forma a melhorar a experiência dos estudantes na Europa".

"Um terço das pessoas esperadas são investidores internacionais que querem investir no mercado português e prevemos que sejam investidos em Portugal mais de 750 milhões de euros", adiantou Miguel Santo Amaro.

O responsável garante que Lisboa e Porto esperam grandes investimentos, mas também em Coimbra "há uma aposta grande em captar estudantes internacionais".

Apesar de grande parte dos investidores atraídos não terem interesse em alojamento precário, sendo o nível à volta de 1.400 euros de renda mensal, Miguel Santo Amaro assegura que o objetivo do encontro é abranger todos os segmentos.

"Não é que sejam todos ricos e, portanto, temos interesse em crescer o volume de oferta para equilibrar o mercado. Há projetos imobiliários focados no estudante nacional", explicou.

O setor de investimento em residências de estudantes universitários tem, segundo Miguel Santo Amaro, crescido muito nos últimos dois anos e "há uma rentabilidade alta neste tipo de imóveis".

"Há operadores nacionais que veem neste evento uma plataforma de lançamento e visibilidade para dar a conhecer os seus projetos a investidores internacionais", concluiu.

A conferência está agendada para 15 e 16 de Novembro, no Convento do Beato, em Lisboa, e a Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, da qual Miguel Santo Amaro é cofundador, será a anfitriã.

LUSA/DI