CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Investidores Cores continuam a desejar imobiliário europeu

11 de dezembro de 2018

Os investidores Core continuam a procurar negócios na Europa e os produtos mais desejados são os edifícios de escritórios, a hotelaria, o private rented sector (PRS), residências para estudantes e residências seniores.

De acordo com o estudo realizado pela consultora imobiliária internacional Savills, o segmento de escritórios na Europa, nomeadamente o desenvolvimento de projectos de raiz e/ou reabilitação de edifícios de escritórios já existentes, continuam a "oferecer" oportunidades de investimento interessantes, tanto para investidores com um perfil core como para investidores com um perfil value-add. O sector tem sido impulsionado pelo crescimento económico e pelo crescimento do emprego, conduzindo assim a uma procura significativa de instalações modernas. Em alguns países, outras classes de activos, tais como a hotelaria, o private rented sector (PRS), residências para estudantes e residências sénior, têm atraído os investidores. O principal foco tem sido o crescimento do mercado de arrendamento, as oportunidades decorrentes do desenvolvimento e reposicionamento de activos, tanto em termos de uso como de localização, e o rendimento garantido de longo prazo proveniente de activos comerciais tradicionais e activos alternativos.

Segundo Paula Sequeira, Investment Director – Capital Markets da SAVILLS Portugal, "em Portugal, os segmentos de Retalho e Escritórios têm sido dos mais visados pelos investidores Core nos últimos anos. A crescente procura de espaços de escritórios, nomeadamente por empresas de "Shared Services" e espaços de "Coworking", a qual não encontra a devida correspondência no lado da oferta, tem criado uma janela de oportunidade para o investimento na promoção de edifícios de escritórios.

Por outro lado, o mercado de arrendamento habitacional sustentado na procura gerada por "sectores não habituais", tais como residências para "Student Housing" e "Senior Living", e apartamentos para expatriados, tem vindo a suscitar cada vez mais interesse por parte dos investidores."

Para a Savills, o sector imobiliário continua a ser a classe de activos preferencial na Europa, e o montante de capital investido no mercado imobiliário mantém-se significativo. O spread entre o rendimento médio das obrigações do tesouro a 10 anos e a prime yield do segmento de escritórios é de 248 pontos base (pb) (2º Trimestre 2018), comparando com os 180 pb verificados em 2008 e com a média de 237 pb dos últimos 10 anos. Nos mercados mais dinâmicos, o número de underbidders em transações de grande volume (superior a 500 milhões de euros) é geralmente de 3 a 5. Em transacções de menor volume (inferior a 100 milhões de euros), são geralmente de 10 a 15. Em alguns mercados Europeus, o número de transacções off-market tem aumentado recentemente, reflectindo a confiança dos proprietários que irão obter a melhor oferta.

"A Europa continua a ser uma proposta de investimento atractiva para os investidores, apoiada por uma economia em expansão, baixo desemprego e uma procura de ocupação saudável para fins de construção tradicional e alternativos.

Com base nos números preliminares dos primeiros 3 trimestres do ano fiscal de 2018, esperamos que a Irlanda, Polónia, Portugal e Grécia se destaquem, mostrando grandes aumentos anuais de aproximadamente 80%. Os investidores no sector imobiliário europeu continuam a concentrar-se nos principais mercados, que ainda representam 67% do volume total de investimentos na Europa, em linha com os anos anteriores, e procuram cada vez mais oportunidades noutros mercados. Prevemos que os escritórios continuem a ser a classe de activos mais procurada, apesar da compressão de yields. No entanto, os investidores dispostos a olhar para os países numa perspectiva de cidades e classes de activos, podem ainda identificar oportunidades com yields superiores a 5% na Europa", admite Marcus Lemli, European Investment Director da Savills.