CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Um dos maiores Campus Startups da Europa é em Helsínquia

11 de dezembro de 2018

Helsínquia está a desenvolver um dos maiores campus de Startup da Europa com cerca de 5.000 empregos e 70.000 metros quadrados, expandindo o centro de startups Maria 01. O novo campus Maria 01 tem como objectivo atrair empresas em crescimento, startups, empresas âncoras, investidores, aceleradores e representantes de actividades de investigação e desenvolvimento. O objectivo é conseguir cerca de 650 novos espaços, além dos actuais 130.

Jan Vapaavuori, presidente da Câmara de Helsínquia, revela que "durante o projecto de expansão, a Maria 01 crescerá e se tornará um dos maiores Campus Startup da Europa, que oferece condições de primeira qualidade para inovações e o desenvolvimento de equipes ambiciosas de startups em empresas em crescimento. Soluções que mudam o mundo nascem de encontros de esforços e experiências rápidas e Helsínquia quer oferecer uma plataforma funcional e atraente para isso".

Um consórcio liderado pela YIT e pela Keva foi escolhido para desenvolver o projecto, sendo composto por 23 empresa*, incluindo a Accenture, a Industryhack, a Kone, a MaaS Global, a Nokia, a Siemens e a Slush. 

O Campus Startup ajudará a formar um ecossistema de inovação, onde diferentes tipos de actores se complementam. Já temos uma base sólida para avançar, mas novos actores são bem vindos ", diz o diretor do projeto YIT, Olli Viita.

"É óptimo fazer parte do projecto, que se baseia no sucesso da comunidade de startups de Helsínquia. Não é apenas um projecto de instalações, mas um grande centro para conectar empresas para impulsionar seu crescimento", salienta o CEO da Slush, Andreas Saari.

Finlândia e Helsínquia são locais favoráveis para empresas em crescimento e empresas que investem nelas.

"Temos a experiência, o know-how e a coragem para testar as soluções de desenvolvimento da cidade e com o projecto Startup Campus de Helsínquia, agora também podemos oferecer espaço físico para empresas e investidores nacionais e estrangeiros", adianta YIT Executive Vice President, Urban Development Juha. Kostiainen.

Plataforma de primeira classe e montra para empresas em crescimento

A nova Maria 01 é um ponto de encontro de startups que desenvolvem suas ideias, empresas em crescimento, capitais de risco e investidores em private equity, financiando as estrelas do futuro e grandes empresas internacionais oferecendo possibilidades de crescimento internacional e parcerias para startups.

Haverá mais de 50 mil metros quadrados de novas instalações construídas de acordo com o projecto. Também incluído no plano da expansão da actual Maria 01 de 13.000 metros quadrados para 19.000 metros quadrados.

O período de desenvolvimento da área será executado até 2020, quando o trabalho de expansão planeado começará. A expansão deve ser concluída em 2023.

*) Industryhack Oy, Slush Ltd, Accenture Oy, MaaS Global Ltd, Aarti Ollila Ristola Arquitetos Ltd, Arkworks Architects Ltd, Colliers International Finlândia Oy, Suunnittelutoimisto Amerikka Oy, mais uma agência Oy, Uusi kaupunki, Kollektiivi Oy, Sitowise Oy, Vainu.io Software Oy, Smartly.io Solutions Ltd, Centro Internacional de Cuidados Infantis, Heltti Ltd., Vapaus Bikes Finlândia Oy, Restaurante Fat Lizard Otaniemi Ltd, CHAOS Architects Oy, Nokia Oyj, Siemens Oy, Kone Ltd, Aalto University e Foundation for Student Habitação na Região de Helsínquia sr.

Keva é o maior fundo de pensões da Finlândia. É responsável por financiar as pensões dos funcionários do governo local e por investir seus fundos de pensão. O valor de mercado dos investimentos da Keva no final de 2017 era de 51,9 mil milhões de euros. A YIT é a maior empresa de construção finlandesa e significativa do Norte da Europa.