CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

‘Treepedia, avaliador do manto verde das cidades...

8 de agosto de 2018

Até que ponto são verdes as cidades em que habitamos? São mais ou menos verdes relativamente a outros espaços urbanos a nível mundial? Pesquisadores do MIT - Massachusetts Institute of Technology, em colaboração com o Fórum Económico Mundial, lançaram o ‘Treepedia’, uma nova plataforma que usa dados do Google Street View para medir e comparar as zonas verde das cidades.

O Treepedia permite que os moradores da cidade visualizem a localização e o tamanho das árvores nos seus aglomerados urbanos e enviem informações para ajudar a identificar, rastrear e defender o espaço arbóreo nas suas cidades.

Todos sabemos que as zonas arbóreas e áreas verdes ajudam a mitigar as temperaturas extremas, proporcionam um alívio natural ao pernicioso afluxo de tráfego, ao ruído e ao congestionamento e melhoram a qualidade de vida das pessoas que vivem em ambientes urbanos.

O"Índice de Visualização Verde"(Green View Index),criado peloMIT Senseable City Lab,éuma métrica inovadoraque utilizapanoramas do Google Street View pelaqual as cidades podem avaliar e comparar aextensãode cobertura verde. O Green View Index permite que cientistas e moradores da cidade monitorizema cobertura de árvores urbanas - e tomem medidas para melhorá-la.

O Treepedia, quando foi lançado analisava o manto verde de 10 cidades mundiais, entre as quais Genebra, Tel Aviv e Boston, actualmemte monitoriza 26 grandes metrópoles urbanas em todo o mundo. Os usuários podem não só comparar a cobertura vegetal de diferentes cidades, como podem adicionar informações únicas sobre as espécies de árvores identificadas e reivindicar junto das suas autoridades municipais a plantação e mais árvoes no seu município.