CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Tesla inaugura mega-central solar no Hawai

3 de abril de 2017

A Tesla - multinacional norte-americana que desenvolve, produz e vende automóveis eléctricos de elevado desempenho -, terminou a construção da sua mega central solar na ilha de Kauai, no arquipélago do Wawai, no Pacífico (ver notícia no Diário Imobiliário).

Ao todo são 54.978 painéis que irão permitir à empresa “testar o armazenamento de energia no médio prazo numa escala industrial”. A central conta com 272 Powerpacks de lítio, capazes de armazenar 52 megawatts-hora quando combinados.

As instalações da Tesla baseada numa fonte de nergia renovável irá abastecer cerca de 44% das necessidades de energia da ilha. De sublinhar que em Janeiro último a Tesla inaugurou uma unidade semelhante, mas ainda maior, com 396 baterias de lítio, no sul da Califórnia. Elon Musk, fundador da multinacional, afirma de forma peremptória que os EUA “poderiam ser alimentados por cerca de 160 dessas megas centrais solares”. As declarações parecem ir totalmente ao desencontro da política energética da actual administração Trump, aparentemente nada preocupada com a pegada ambiental e as questões relacionadas com o aquecimento global.

Veja o vídeo AQUI