CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

Rússia: nova sede da Gazprom é a torre mais alta da Europa

20 de setembro de 2018

As obras da “flamejante” sede da Gazprom prosseguem. O "Lakhta Center", assim se designa o imóvel, vai acolher a sede daquela que é a maior empresa da Rússia, a maior exportadora de gás natural do mundo e fornecedora de energia a grande parte dos países europeus. O "Lakhta Center" situa-se nas cercanias da cidade de S. Petersburgo e estará concluído em 2019, garantem as autoridades governamentais. O edifício, tem 86 andares e o seu topo encontra-se a 462 metros acima do solo, dado que o habilita a poder considerar-se o mais alto arranha-céus da Europa e o 12.º a nível mundial.

Após anos de debate, a localização do grandioso edifício acabou por recair na povoação de Lakhta, que lhe deu o nome, a cerca de 10 quilómetros da histórica e monumental cidade de S. Peterburgo, a antiga capital da Rússia czarista, vulgarmente conhecida como a “Veneza russa”.

O projecto arquitectónico apresenta uma característica identitária do seu proprietário – a torre principal erguendo-se no céus numa forma retorcida que imita na perfeição o símbolo da própria Gazprom: um bico de gás flamejante.

O projecto de arquitectura foi concebido pela RMJM (Robert Matthew Johnson Marshall) uma das mais reconhecidas empresas britânicas de arquitectura e design internacional, em colaboração com atelier russo Gorproject. No total o complexo terá 400.000 m2 de construção mas a sua área não será ocupada exclusivamente pela Gazprom. Os escritórios da empresa russa ocuparão 130.000 m2, ou seja pouco mais de 32% do edificado.

Um vasto espaço será reservado a instalações públicas, que incluirão um centro comercial, um centro médico, um centro desportivo, um restaurante panorâmico e um museu de ciências com um planetário, além de um centro científico interactivo para crianças. No embasamento do imóvel a Gazprom irá construir várias praças e fontes e um anfiteatro. “Uma tentativa de preencher o exílio do arranha-céus, lá sózinho de frente para o mar Báltico” - afirmava há pouco tempo uma revista da especialidade.

Veja o vídeo AQUI